IDENTIDADES E PRÁTICAS DOCENTES: DESAFIOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Maria de Lourdes Ramos da Silva, Eduardo José Neves Santos, Giovanna Avalone Rovai

Resumo


O presente artigo pretende estabelecer relações entre as identidades profissionais e práticas docentes durante o período da pandemia, considerando os diversos contextos e desafios que se impuseram à educação e estimando que é por meio de sua identidade profissional que a profissionalização docente pode se assumir com mais propriedade, imputando os riscos inerentes ao seu desenvolvimento profissional e buscando maior competência em sua ação. Tratam-se de temáticas complexas, que levam o professor a tomar consciência de seu papel junto à sociedade, escola e alunos. Os principais teóricos utilizados no artigo são: Hall (2006), Melucci (2004), Ambrosetti e Almeida (2009), Silva (2009), Morgado (2011) e Sacristán (1999). Com o objetivo de verificar quais os desafios do ensino remoto e quais as maiores dificuldades que professores enfrentaram, realizou-se pesquisa qualitativa descritiva com aplicação de questionário com perguntas abertas junto a uma amostra de doze professores de 6º a 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola municipal do interior paulista. Os resultados apontaram que as identidades profissionais docentes estão passando por reconfigurações significativas associadas a fatores externos à escola e às adaptações necessárias para a continuidade e efetividade do trabalho em sala de aula.

Palavras-chave


Identidade Profissional; Profissionalidade Docente; Práticas docentes; Pandemia

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-4706

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet