POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO: DAS DESIGUALDADES EDUCACIONAL E TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA POR COVID-19

Abdel Boneensa Cá, Maria Sylvia de Souza Vitalle

Resumo


Este artigo, escrito em forma de ensaio científico, tem por objetivo analisar as publicações existentes na literatura sobre a desigualdade educacional no uso das tecnologias frente a pandemia do Covid-19 no cenário brasileiro e as políticas públicas do governo. Entretanto, sabe-se que as políticas públicas são programas do governo voltado a uma ou mais áreas de atuação, visando o desenvolvimento e cumprimento das metas que influenciam na vida da população como um todo. A desigualdade socioeconômica, cultural e educacional faz do Brasil um dos países mais desigual do mundo e quarto da América-Latina. A pandemia de Covid-19 vem ilustrando de forma clara o quanto o país não está preparado para enfrentar os problemas sociais impostos pela pandemia e não só. Portanto, esses problemas nos levam a uma reflexão profunda sobre a educação brasileira na perspectiva da desigualdade e exclusão tecnológica de uma parcela significativa da população. Conclui-se que a simples mudança na estrutura das escolas visando sua modernização pode ser mais excludente do que inclusiva, visto que, não cabe mudar a estrutura das escolas sem traçar políticas eficientes para reduzir a desigualdade presente na sociedade brasileira, sobretudo na educação dos indivíduos mais desfavorecidos.

Palavras-chave


Política Pública; Desigualdades Sociais; COVID-19; Educação

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-4879

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet