A SAGA DO MIGRANTE NORDESTINO EM SÃO PAULO

Edson Bastos MARINELLI

Resumo


O presente artigo baseou-se na dissertação de mestrado: Um migrante nordestino em São Paulo: o violeiro que se apropriou da cidade. Busca compreender as razões que um migrante nordestino atribui à sua permanência na cidade de São Paulo, seus problemas de adaptação social, seu desraizamento e o impacto da nova cultura dominante sobre si.Para isso, foi analisada a migração interna do povo nordestino rumo ao sudeste, assim como os motivos para esses deslocamentos. As políticas públicas pouco eficazes para a região nordeste acabam por favorecer a migração.
Expulsa o nativo e o transforma em migrante que, ao chegar ao seu destino, sofre para fixar residência, concluir ou iniciar seus estudos, conseguir trabalho, além do sofrimento psicológico ao ser estigmatizado pelos residentes no sudeste. As escolhas que o migrante faz após sua chegada, sua adaptação em São Paulo e as diferentes manifestações da cultura nordestina que traz consigo, podem significar um possível movimento emancipatório pessoal.
Para compreender este fenômeno, foi realizada uma pesquisa qualitativa, através da análise de conteúdo da história de vida de um participante de nome José, com 58 anos de idade, com ensino fundamental incompleto, casado, com a profissão de cantor de Repente e residente há trinta anos em São Paulo, vindo do interior do estado da Paraíba.
Compreender uma história, através de uma narrativa, pode ser considerado como uma construção de sentido realizada por ambos pesquisador e participante.
Um traço marcante que faz de José uma pessoa emblemática, está no fato de que, além de ter um emprego regular e ter lançado CDs, ainda mantém contato com sua terra natal, através da mídia, enviando gravações para as rádios da Paraíba, dos programas de entrevistas que faz em São Paulo, abastecendo de informações o povo daquela região. Com tudo isso, criou para si e seus familiares melhores condições de vida.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet