RELAÇÕES ENTRE A AQUISIÇÃO DE HABILIDADES MOTORAS BÁSICAS E A PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Marília Beatriz Nunes de Sousa, Carla Raquel Lima Pereira, Fábio Soares da Costa

Resumo


Este estudo foi desenvolvido com o objetivo de observar as práticas educativas desenvolvidas nas aulas de Educação Física de uma escola municipal de Teresina- PI, procurando analisar e compreender o desenvolvimento dessas práticas para o aprimoramento das habilidades motoras e psicomotoras de aprendentes do 2° ano do Ensino Fundamental. Portanto, trata-se de um estudo de caso, de uma pesquisa qualitativa, descritiva e de campo. Metodologicamente, utilizou-se a observação sistemática para o desenvolvimento de análises interpretativas que culminaram com a identificação de que o professor tem domínio de conteúdo, contribui para o desenvolvimento das habilidades motoras dos seus alunos e faz diversos exercícios para o aprimoramento de determinados segmentos corporais, sendo desenvolvidas e/ou aperfeiçoadas habilidades motoras variadas. As práticas educativas são diversificadas e divertidas, ressaltando-se a frequente avaliação pedagógicas das crianças, que procura aprimorar e corrigir as falhas identificadas. Contudo, observou-se que sua prática educativa não é inclusiva quanto ao atendimento às pessoas com necessidades especiais, sobremaneira quando se analisa sua relação com as necessidades educativas de uma aprendente com TEA que uma das turmas da escola possui.

Palavras-chave


Educação Física Escolar. Habilidades motoras. Inclusão. Práticas educativas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-4927

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet