ENSINO SUPERIOR NO BRASIL - UMA ANÁLISE COM BASE NO CENSO DE 2020

Marcio Magera Conceição, Joelma Telesi Pacheco Conceição, Ricardo Costa, Fabricio Bau Dalmas

Resumo


Este texto trata de uma análise dos dados do último censo publicado sobre o ensino superior do Brasil pelo MEC/INEP (2020), cujos dados foram copilados pelo Prof. Ms. Paulo Chanan e publicado no site da Abrafi Associação Brasileiras das Mantenedoras das Faculdades, no ano de 2022. Os gráficos e dados aqui apresentados explicam um pouco o caminhar do ensino superior brasileiro e seus desafios diante de um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico. Como o EAD Ensino a Distância vem crescendo e ocupando um espaço cada vez maior neste cenário, graças a uma variável externa, a Covid-19, que nos últimos anos provocou uma migração de alunos ao ensino a distância. Mas, o texto disserta que não foi a única variável que provocou tais mudanças, a gestão das IES Institutos de Ensino Superior, também foi um fator relevante que mudou a composição das IES no Brasil, sem deixar de considerar as fusões e compras das médias e grandes faculdades por grupos educacionais nacionais e internacionais. A presença das IES privadas e o domínio que elas exercem sobre este segmento de mercado educacional é evidente, quando representam 77% das matrículas, e como os novos modelos de ensino não estão atendendo a qualidade que o mercado exige. E a competição dos grandes grupos por alunos vem diminuindo o ticket médio das mensalidades, ficando as IES menores com dificuldade de competir neste cenário de concorrência predatória.

Palavras-chave


Ensino Superior. Censo. MEC. INEP. Qualidade

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v17n3-5021

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet