A PRÁTICA PEDAGÓGICA E A SAÚDE NA ESCOLA: UM OLHAR PARA O DOCENTE

Vanessa Candito, Karla Mendonça Menezes, Carolina Braz Carlan Rodrigues, Felix Alexandre Antunes Soares

Resumo


A pandemia trouxe a imposição aos profissionais em educação desenvolverem novos conhecimentos e habilidades para lidar com os desafios impostos. A necessidade de se reinventar, provocou em muitos professores uma sensação de mal-estar, e intervenções no campo da saúde mental tornaram-se imprescindíveis na atuação docente. Esse estudo investiga como à pandemia impactou na prática pedagógica e a na saúde dos docentes, de uma escola pública. Assim, buscou-se por meio dessa investigação corroborar com possíveis melhorias das condições apresentadas, além de apresentar contribuições científicas para o campo do bem-estar e qualidade de vida dos docentes. As ações formativas contemplaram as demandas emergentes do cotidiano escolar, como forma de apoiar os professores, e incluir a escuta e o diálogo sobre saúde mental no âmbito das formações continuadas. Foi possível identificar os reflexos do ensino remoto emergencial na prática docente, e as implicações que impactaram a qualidade de vida dos educadores.

Palavras-chave


Ensino. Docência. Saúde mental.

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DOI: http://dx.doi.org/10.33947/1980-6469-v18n1-5025

1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet