UMA REFLEXÃO SOBRE O CONCEITO DE CRIATIVIDADE E O ENSINO DA ARTE NO AMBIENTE ESCOLAR.

Maria Lucia Wochler Pelaes

Resumo


RESUMO: O artigo apresenta como é concebido o conceito de criatividade, de forma a configurar uma pedagogia aplicada à arte, desenvolvendo uma breve análise da origem do termo criatividade e seus principais conceitos, verificando a relação entre a criatividade e o ensino de arte. Entre os conceitos apresentados, tem especial relevância a origem da expressão criatividade associada à imaginação criadora e a capacidade de fantasiar a realidade, enquanto fontes do processo criador. O estudo é complementado por diferentes definições acerca da criatividade, tais como as concepções relativas aos processos produtivos relacionados ao pensamento divergente, inferindo que há uma bipolaridade: primeiro entre imaginação e pensamento, depois entre pensamento divergente e convergente, afirmando a relação dicotômica por que perpassam os conceitos. Palavras-chave : Criatividade. Arte. Educação. Imaginação.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet