A APRENDIZAGEM DO INGLÊS POR MEIO DE CURSOS CBT: UMA ANÁLISE DO THE ENGLISH TEACHER

Orison Marden Bandeira de Melo Júnior

Resumo


Este artigo retrata a proposta de apresentar os resultados da análise do curso CBT The English Teacher (1996) que foi feita como trabalho de conclusão de curso lato sensu em Educação a Distância. Buscou-se verificar se os exercícios encontrados nos CD-ROMs aproximam-se das características de atividades comunicativas, tendo em vista que o curso se propõe a ensinar vocabulário, gramática e conversação perfeitamente. Analisaram-se quinze expressões e orações de vocabulário, nove regras gramaticais e uma atividade de conversação. A escolha dessas atividades foi aleatória e o recorte delas, possível, porque seguem um padrão comum. Percebeu-se, com essa averiguação, que apenas a atividade de conversação era contextualizada. Ademais, não foram encontrados nelas textos autênticos e atividades-tarefa. Concluiu-se, portanto, que o curso The English Teacher (1996), apesar de o seu desenho educacional ser ergonomicamente criterioso, pouco contribui para o desenvolvimento da competência comunicativa do aluno adulto autodirecionado, já que seus exercícios se aproximam muito mais dos drills (exercícios de repetição) behavioristas do Audiolingualismo do que das tarefas da Abordagem Comunicativa. Dentre as várias propostas feitas aos produtores e/ou editores do software, enfatizou-se a necessidade de as atividades serem mais contextualizadas e de serem separadas tematicamente e, não, estruturalmente.

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