APRENDIZAGEM POR PROJETOS: UMA REFLEXÃO SOBRE A MUDANÇA NO PENSAR E AGIR DOCENTE NO CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL.

Ana Maria Andrade de Oliveira Melo, Silvia Gonçalves de Ameida

Resumo


Este artigo foi desenvolvido a partir de estudo teórico e do acompanhamento pedagógico da prática de projetos no Curso de Comunicação Social. A preocupação sobre o tema Aprendizagem por Projetos surgiu com a proposta da reformulação do projeto pedagógico, da prática docente e da mudança na forma de pensar a formação do aluno. Entretanto, o objetivo aqui não é descrever a prática e sim situar que a vontade de mudar impulsiona a abertura para novos caminhos na graduação, em construção coletiva e refletir sobre a aprendizagem por projetos como uma possibilidade para um trabalho que pensa a partir do desenvolvimento de competências, que pode quebrar as barreiras da fragmentação do conhecimento e que pode transformar a prática docente e a concepção de avaliação.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet