QUANTITATIVO DE ÁGUAS CINZAS E NEGRAS EM BANHEIROS DE UM CENTRO UNIVERSITÁRIO EM MACEIÓ-ALAGOAS

José Wanderson de Andrade Fernandes, Renato Américo Araujo Neto, Joelmir José Albuquerque Farias, Ranieri Carlos Ferreira Amorim

Resumo


O aumento da população mundial ocasionou um maior consumo de água, aumentando o desperdício desta, sendo necessário adotar medidas de economia de água, como o reuso. Portanto, objetivou-se estimar o consumo de águas cinzas e negras em banheiros de uma Instituição de Ensino Superior - IES em Maceió, Alagoas. O estudo consistiu de uma coleta de dados de vazão dos vasos sanitários e torneiras dos banheiros da IES. Para contabilizar a quantidade de água desperdiçada, utilizou-se a quantidade de discentes na instituição, em relação aos cursos existentes. Com os dados, procedeu-se a estimativa da quantidade de águas cinzas e negras desperdiçadas na IES, através da seguinte forma: consumo real, através da quantidade de discentes e consumo máximo, supondo que todas as salas de aula estarão na capacidade máxima de discentes. Observou-se que o desperdício máximo da instituição é de 5,7 milhões de litros por ano para águas cinzas e 39 milhões de litros por ano para águas negras. Com esses resultados, há a necessidade de realizar estudos futuros em relação ao reuso de águas cinzas e negras na IES, podendo calcular o valor econômico para o reuso destas águas.

Palavras-chave


Águas residuais, Estimativa de Consumo, Desperdício de água

Texto completo:

PDF

Referências


ABNT, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. Instalação predial de água fria, Rio de Janeiro, 1998. 41 p.

Carvalho, N. L. C.; Hentz, P.; Silva, J. M.; Barcellos, A. L. Revista Monografias Ambientais REMOA. v. 14, n. 2 Março, p. 3164 3171, 2014.

Castilho, C. P.; Oliveira, L. H.. Avaliação durante operação de sistemas de água não potável em edifícios residenciais. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 409-421, jan./mar. 2018.

Fernandes, J. W. A. Consumo de águas cinzas e negras nos banheiros do centro universitário UNINASSAU. Maceió: UNINASSAU, 2018. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil).

Fiori, S.; Fernandes, V. M. C.; Pizzo, H. Ambiente Construído, Porto Alegre, v. 6, n. 1, p. 19-30, jan./mar. 2006.

Hespanhol, I. Potencial de reuso de água no Brasil: agricultura, indústria, municípios, recarga de aquíferos. Rev. Bras. Recur. Hídricos. v. 7, n. 4, p. 75-95, 2002.

Melo, H. D. A. Estudo técnico sobre a viabilidade econômica do reuso das águas residuais em um condomínio fechado. UNINASSAU, 2016. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Engenharia Civil).

UNESCO. Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Recursos. ITÁLIA, 2015. 8 p.




DOI: http://dx.doi.org/10.33947/2595-6264-v2n1-3437

Apontamentos

  • Não há apontamentos.