AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE REMEDIAÇÃO EM ÁREA CONTAMINADA POR HIDROCARBONETO

Pâmela Karen de Oliveira Simões da Silva, Marisa Vianna Mesquita

Resumo


Com a formação dos grandes centros urbanos, grandes áreas industriais são criadas motivando interessantes incentivos econômicos, no entanto, tais crescimentos resultam em processos de degradação ambiental e impacto ambiental oriundo do uso excessivo dos recursos naturais e descarte irregular de resíduos. Diariamente, as indústrias de petróleo e derivados sofrem com problemas decorrentes de vazamentos, derrames e acidentes durante a exploração, refinamento, transporte, e operações de armazenamento. O presente trabalho tem como objetivo principal acompanhar uma metodologia de remediação de uma empresa in situ a fim de poder verificar e discutir a viabilidade do processo. No ano de 2007, a empresa através de uma investigação confirmatória de passivos ambientais, constatou por meio de poços de monitoramento, uma contaminação da água subterrânea (fase livre) por hidrocarboneto com espessura de aproximadamente 1 cm entre o evaporador e a casa da caldeira, bem como, fase dissolvida de Benzoapireno acima dos valores de intervenção para água subterrânea.  Executou-se então, um detalhamento da pluma de fase livre e posteriormente a instalação de poços de monitoramento na área em questão. Mediante a análise da pluma de contaminante optou-se por um processo de remediação do tipo bombeamento Pump and Treat associado a caixas separadoras de água e óleo, onde a água retirada é direcionada ao tratamento e o óleo acondicionado para um devido descarte. A maior espessura de fase livre foi constatada no poço PB-01 no mês de abril de 2009 obtendo significativa diminuição em sua espessura já a partir dos meses seguintes juntamente com outros poços como PM-3 e PB-02. Com a execução contínua do processo e o constante monitoramento pode-se observar uma diminuição gradativa na espessura de fase livre nos anos de 2010 e a partir do mês de fevereiro de 2011 a inexistência do contaminante gerando o encerramento do bombeamento e comprovando a eficiência do processo, porém, com contínuo monitoramento da área ao longo de dois anos de acordo com as normas.

Palavras-chave


Degradação. Recuperação. Hidrocarbonetos.

Texto completo:

PDF

Referências


ABNT- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Norma para construção de Poços de Monitoramento de Águas Subterrâneas em Aquíferos Granulares (NBR 15.495-1). Rio de Janeiro. 2007. Disponível em: http://www.abnt.org.br Acesso em: 11 set. 2017.

CETESB COMPANHIA DE TECNOLOGIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL. Decisão de Diretoria Nº 195-2005-E, de 23 de novembro de 2005. Dispõe sobre a aprovação dos Valores Orientadores para Solos e Águas Subterrâneas no Estado de São Paulo 2005, em substituição aos Valores Orientadores de 2001 e dá outras providências. CETESB, São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.cetesb.sp.gov.br . Acesso em: 25 set 2017.

BENTO, F.M.; CAMARGO, F.A.O.; OKEKE, B.; FRANKENBERGER-JÚNIOR, W.T. Bioremediation of soil contaminated by diesel oil. In: Brazilian Congress of Microbiology, 2, Anais Florianópolis/SC. 2003. (34) 65-68p.

FURTADO, M. Remediação de solo Para afastar o perigo que se esconde nos subterrâneos das grandes cidades, meios legais e econômicos devem fomentar obras de descontaminação. Revista Química e Derivados, São Paulo, p. 28-44, mai. 2005. Disponível em: http://www.quimica.com.br/revista/qd437/solos1.htm . Acesso em: 14 jul. 2017.

NOBRE, M.M.; NOBRE, R.C.M. Remediação de Solos: técnicas alternativas melhoram desempenho. 2003. Disponível em: http://www.quimicaederivados.htm Acesso em: 19 jul. 2017.

NOBRE, M.M.; NOBRE, R.C.M. Remediação de solos: Técnicas alternativas melhoram desempenho. In Química e Derivados vol.31 .2008. Disponível em: < http://www.quimica.com.br/revista/qd417/solo1.htm> Acesso em: 15. marc.2017.

PORFÍRIO, L. Relatório de encerramento da atividades de remediação. Relatório Técnico. São Paulo. 2011.

RESCHKE, K.S.S. Estudos microbiológicos para tratamento de água subterrânea de áreas contaminadas por hidrocarbonetos. 2012. 100p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS, 2012.

SILVA, M. A. B. Sistema de Classificação Fuzzy para Áreas Contaminadas por Petroleo e derivados. 2005. 221p. Tese (Doutorado em Ciências da Engenharia) Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ, 2005.

SILVA, R. L. B. Contaminação de poços rasos no bairro Brisamar, Itaguaí, RJ, por derramamento de gasolina: concentração de BTEX e avaliação da qualidade da água consumida pela população. 2002 ,164p. Tese (Doutorado em Ciências na área de Saúde Pública) Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz/RJ, 2002.

TECHOHIDRO. Tecnologias. São Paulo, 2001.Disponível em:http://www.tecnohidro.com.br/tec04.htm . Acesso em: 24 abr.2017.




DOI: http://dx.doi.org/10.33947/2595-6264-v2n1-3497

Apontamentos

  • Não há apontamentos.