UM BREVE ESTUDO SOBRE O AVANÇO DA ENERGIA EÓLICA

Antonio Carlos de Lima Filho

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo mostrar um breve estudo sobre a energia eólica. Sabendo que o consumo de energia elétrica é um fator muito importante para o desenvolvimento econômico de um país, recentemente com a escassez de recursos convencionais ou consequências de alguns recursos, foi proposto o desafio de fornecer energia de forma limpa e segura, desta forma o emprego da energia eólica tem sido inserido como complemento no cenário mundial e nacional, como uma das alternativas de composição da matriz energética. O trabalho apresenta um estudo sobre os princípios teóricos básicos envolvidos na obtenção da energia eólica, funcionamento, tecnologias atuais e complementariedade com o sistema hídrico. Foi feita então uma revisão sistemática de estudo sobre o tema, por fim uma análise, para poder contribuir com os estudos de tomadas de decisões e o planejamento de parques eólicos, com isso existem muitas áreas ainda não exploradas com grande potencial e possibilidades de crescimentos expressivos.


Palavras-chave


Vento; Aerogeradores; Sistema; Geração.

Texto completo:

PDF

Referências


ABB. Better world. Um novo vento para os parques eólicos offshore. 2012. Disponível em: http://www.abb-betterworld.com/pt/case-study/um-novo-vento- para-os-parques-eolicos-offshore. Acesso em: 20-11-2018.

ANEEL. Atlas de Energia Elétrica do Brasil. 2. ed. Brasília, DF: Agência Nacional de Energia Elétrica, 2005.

CAMPOS, F. Geração de Energia Eólica a Partir de Fonte Eólica com Gerador Assíncrono Conectado a Conversor Estático Duplo. Tese (Doutorado) PUC-SP, 2004.

CRESESB. Mecanismo de Geração dos Ventos. 2014. Disponível em: http://www.cresesb.cepel.br/index.php?section=com_content=pt&ci d= 211 Acesso em: 13-11-2018.

DUTRA, R. M. Energia eólica: Princípios e tecnologia. Rio de janeiro: Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio de Salvo Britto, 2008. Disponível em: http://www.cresesb.cepel.br/download/tutorial_eólica_2008_e- book.pdf. Acesso em: 20-11-2018.

FAGÁ, Murilo Tadeu Werneck; RECH, Hélvio. A energia eólica no Brasil. O BRASIL QUER ENERGIAS RENOVÁVEIS, p. 20, 2004.

GRUBB, M. J.; MEYER, N. I. Wind Energy: Resources, Systems and regional strategies. In JOHANSSON, T. B.; KELLY, H.; REDDY, A.; WILLIAMS, R. Renewable Energy: Sources for Fuels and Electricity. Washinton, D.C.: Islan Press, 1993.

PICOLO, Ana Paula; BÜHLER, Alexandre J.; RAMPINELLI, Giuliano Arns. Uma abordagem sobre a energia eólica como alternativa de ensino de tópicos de física ciassica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 36, n. 4, 2014.

REIS, L. B. dos. Geração de Energia Elétrica. [S.l.]: Manole Ltda, 2011

RESEARCHGATE. Aerogeradores classificados de acordo com o eixo de rotação. Disponível em: Researchgate.net/. Acesso em 18-10-2018.

RIBEIRO, Gilmar Lopes. Parques eólicos - Impactos socioambientais provocados na região da praia do Cumbe, no município de Aracati Ceará. Tese de Doutorado apresentada ao Instituto de Geociências e Ciências Exatas do Câmpus de Rio Claro, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro- SP, 2013. Disponível em: . Acesso em 23 nov. 2019.

UFPR. Movimentos da Terra, Estações. 2009. Disponível em: http://sica.ufpr.br/grimm/aposmeteo/cap2/cap2-1.html Acesso em: 13-0-2018.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.