PROPOSTAS DE ESTUDOS PARA O ENTENDIMENTO DA ESTRUTURAÇÃO DA HIERARQUIA VIARIA

Marcos Timóteo Rodrigues Sousa, André Rodrigues Amorim, Édipo Santos Marciano, Lucas Viana Furtado, Sabrina Gomes Vieira, Tamires Nery de Oliveira

Resumo


O presente artigo versa sobre os estudos e preposições de organização do sistema viário do município de Guarulhos através da hierarquização viária. Tal fato se engaja ao plano global de mobilidade urbana do município, neste contexto, há uma pertinente necessidade de classificação dos padrões geométricos e físicos do sistema viário, no intuito de obter uma maior satisfação na segurança e conforto em todo o modo de transporte. O sistema viário atual de Guarulhos está baseado na lei de hierarquização nº4316, de 18 de Maio de 1993, onde o cenário urbano da cidade era totalmente outro. O município de Guarulhos, com seus 319km² e com uma população com mais de um milhão e trezentos mil habitantes, conta com um sistema viário muito complexo e uma real necessidade de reestruturação física.


Palavras-chave


Hierarquização Viária. Mobilidade Urbana, Sistema Viário.

Texto completo:

PDF

Referências


ALBANO, João Fortini. Vias de Transporte. São Paulo, Bookman, 2004.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: 2015 Acessibilidades de pessoas portadoras de deficiências a edificação, espaço mobiliário e equipamentos urbanos. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Rio de janeiro: ABNT, 2015

ANTP. Sistema de Informações da Mobilidade Urbana: Relatório geral 2014. São Paulo, ANTP, 2016.

IBGE. Cidades: Produtos Interno Bruto dos Municipios 2014. Disponivel em Acesso em 14 de abril de 2019.

MASCARÓ, Juan Luis. Loteamentos Urbano. Porto Alegre, Mais Quatro Editora, 2005.

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARULHOS. Lei 6.055 de 30 de dezembro de 2004 (institui o plano diretor de desenvolvimento urbano). Guarulhos, Câmara Municipal de Guarulhos, 2004.

PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARULHOS. Lei 4.316 de 18 de maio de 1993 (disciplina o sistema viário principal municipal e cria a sua hierarquização). Guarulhos, Secretaria Espacial de Assuntos Legislativos, 1993.

ROLNIK, Raquel. O que é a cidade. São Paulo, Brasiliense, 6ª reimpressão,2009.

SABATOVSKI, Emílio. Código de Trânsito Brasileiro. Curitiba, Juruá, 2001.

SANTOS, Milton. A urbanização brasileira. São Paulo, Hucitec, 1994.

SILVA, Antônio Nelson Rodrigues, et al. Impactos da hierarquia viária no nível de serviço de modos não-motorizados. Revista dos Transportes Públicos, v.91, n.23, São Paulo, 2002.

SOUSA, Marcos Timóteo Rodrigues. População e Ambiente: elementos demográficos na análise do território. São Paulo: Plêiade, 2006.

VASCONCELLOS, Eduardo Alcântara. Transporte Urbano, Espaço e Equidade. São Paulo, Annablume, 2001.

VILLAÇA, Flávio. Espaço Intra Urbano no Brasil. São Paulo, Studio Nobel,1998.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.