PANDEMIA: ENTRAVES IDENTIFICADOS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE O USO DO ENSINO REMOTO EM ALUNOS DE GRADUAÇÃO DO MUNICÍPIO DE GUARULHOS

Alexandre Augusto Pollon, Armando Rocha Junior, Tatiana Lima de Almeida

Resumo


O presente projeto tem como tema central a investigação de aspectos provenientes do processo de ensino e aprendizagem durante a pandemia (COVID-19) alunos de graduação do município de Guarulhos, assim como, possíveis fatores emocionais envolvidos neste contexto. Pretende-se ainda, compreender de que maneira esta modalidade de ensino, dentro do contexto supracitado, está relacionada a alterações cotidianas e possíveis entraves psicossociais ou psicopatológicas. Para tanto, pretende-se realizar, aplicação das Escalas de Depressão (BDI-II), Ansiedade (BAI) e de Desesperança (BHS) de Beck, em alunos dos cursos de graduação do município de Guarulhos, dentro período letivo, em diferentes cursos.  Os resultados serão apresentados oportunamente.

Palavras-chave


Covid-19; Depressão; Ansiedade; Desesperança; estudantes universitários; saúde mental.

Texto completo:

PDF

Referências


ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-IV®. 4a ed. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1995.

ASSOCIAÇÃO AMERICANA DE PSIQUIATRIA. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-V®. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 2014.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BECK, J. S.Terapia cognitiva: teoria e prática. Tradução Sandra Costa. Porto Alegre : Artmed, 1997.

BECK, A. T. & STEER, R. A. Beck Anxiety Inventory. Manual. San Antonio, TX: Psychological Corporation, 1993.

BRASIL. Ministério da Saúde. Uma análise da situação de saúde. Brasília: MS, 2007. Disponível em : . Acesso em: 10 abril 2020.

CUNHA, Jurema Alcides. Manual em português das Escalas Beck / Jurema Alcides Cunha. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.

DALGALARRONDO P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artes Médicas; 2000.

DAMÁSIO, B. Mensurando habilidades socioemocionais de crianças e adolescentes: desenvolvimento e validação de uma bateria. (Nota técnica). Bruno Figueiredo Magalhães. Rio de Janeiro: Departamento de Psicometria da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2017.

GORENSTEIN, C.; WANG, Y.; ARGIMON, I. I. D. L.; WERLANG, B. S. G. BDI-II: Inventário de Depressão de Beck II / Adaptação para o português. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011.

SITE GOVERNO BRASIL. Diário Oficial da União, publicado em: 18/03/2020, Ed.53, seção 1, p. 39. PORTARIA Nº 343, DE 17 DE MARÇO DE 2020. Disponível em : . Acesso em: 15 de março 2020.

SITE FIOCRUZ, Fundação Oswaldo Cruz: uma instituição a serviços da vida. Disponível em: . Acesso em: 01 de maio de 2020.

SPINK, M. J. Trópicos do discurso sobre risco: risco-aventura como metáfora na modernidade tardia. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 17(6):1277-1311, nov-dez, 2001.




DOI: http://dx.doi.org/10.33947/2595-6264-v5n1-4736

Apontamentos

  • Não há apontamentos.