ANÁLISE GEOAMBIENTAL DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIBEIRÃO GUARAÇAU, GUARULHOS (SP), COM BASE NO MAPA DE USO DA TERRA E ASPECTOS MORFOMÉTRICOS.

Tauan Fellipe Bandeira RIBEIRO, Marcio Roberto Magalhães de ANDRADE, Sandra Emi SATO, Marcelo Tomaz SANTOS, Antonio Robrto SAAD

Resumo


O desenvolvimento da sociedade moderna, principalmente a urbana, tem ocorrido de forma desordenada, isenta de qualquer planejamento, à custa de níveis, cada vez maiores, de poluição e de degradação ambiental. Como resultados desse cenário em desequilíbrio verificam-se impactos significativos, que comprometem a qualidade ambiental, notadamente das grandes metrópoles. Guarulhos localiza-se na porção nordeste da Região Metropolitana de São Paulo, possui uma grande concentração de drenagens, principalmente na sua porção norte, tendo a necessidade de conhecer, mapear, verificar a qualidade dos seus corpos d água e, principalmente, de conhecer o uso da terra em nível de detalhe. O trabalho analisou do ponto de vista geoambiental a Bacia Hidrográfica do Ribeirão Guaraçau, através do mapeamento do uso da terra e dos aspectos morfométricos. Os dados foram tratados de forma qualitativa e organizados através de uma hierarquia de componentes e atributos em banco de dados permitindo a realização de análises multivariadas através de operações de busca. Esta avaliação abre uma perspectiva interessante para a continuação dos estudos ambientais, consubstanciados no índice de estado trófico IET da Bacia Hidrográfica do Guaraçau, assim como avaliação das condições da qualidade das águas do Lago Azul que tem sido utilizada para fins de recreação primária pela população local.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet