ANÁLISE DA COBERTURA ARBÓREA NO MUNICÍPIO DE GUARULHOS (SP), COMO UM DOS INDICADORES DA VARIAÇÃO DE TEMPERATURA SUPERFICIAL E DA QUALIDADE AMBIENTAL.

Bruna Daniele de Carvalho Gimenez Torresani, Marcio Roberto Magalhães de Andrade, Fernanda Dall'Ara Azevedo, Anderson Targino da Silva Ferreira

Resumo


O seguinte artigo tem como objetivo geral avaliar a relação entre a cobertura arbórea da cidade de Guarulhos e a temperatura aparente diagnosticada por sensoriamento remoto. Para avaliar a relação entre a cobertura arbórea e a temperatura aparente foi realizada uma regressão exponencial. Ao final, foi elaborado o cruzamento dos mapas Cobertura Arbórea e Termal. No caso específico do município de Guarulhos, as diferenças de temperatura variam até 15ºC e refletem a variação espacial do índice de área construída, concentração de pavimentação, complexos industriais e poluição atmosférica. Em contrapartida, em áreas com maior concentração de vegetação arbórea e lâmina dágua as temperaturas registradas são menores.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet