ELABORAÇÃO DE UM SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOAMBIENTAIS DO MUNICÍPIO DE ARUJÁ-SP, COMO SUBSÍDIO PARA A GESTÃO TERRITORIAL.

Bruna Daniele de Carvalho Gimenez Torresani, Fabricio Bau Dalmas, Antonio Roberto Saad, Anderson Targino da Silva Ferreira

Resumo


O Município de Arujá está situado a nordeste da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) e inserido na Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade São Paulo (RBCV), entre as serras da Cantareira e Itapeti, junto à Rodovia Presidente Dutra e às margens dos rios Baquirivu Guaçu e Jaguarí. Por se tratar de um município que encontra-se em grande expansão urbana e possuir significativa importância ambiental para a RMSP se faz necessário realizar um estudo das transformações antrópicas através da aplicação de técnicas de geoprocessamento. Diante disso, o presente estudo tem como objetivo principal a análise geoambiental do Município de Arujá. A base geoambiental do município de Arujá é composta pelos mapas topográfico, declividade, hipsometria e uso da terra, que apresentam a situação ambiental da área de estudo. Através da análise pôde ser visualizado que a urbanização do município tem tendência a expandir para as regiões norte e oeste, comprometendo a manutenção da qualidade ambiental.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet