CARACTERIZAÇÃO DOS TIPOS DE ESPÍCULAS DE ESPONJAS SILICOSAS ENCONTRADAS EM SEDIMENTOS PALEOLACUSTRES COLETADOS NA ESTAÇÃO ECOLÓGICA DE JURÉIA ITATINS, SÃO PAULO.

Camilla da Silva Santos, Kenitiro Suguio, Fernando Coreixas de Moraes, Alethea Ernandes Martins Sallun, Maria Judite Garcia, Paulo Eduardo de Oliveira, Vanda Brito de Medeiros, William Sallun Filho

Resumo


Caracterização de espículas de esponjas de água salgada e água doce presentes em amostras de sedimentos paleolacustres e paleolagunares coletados na Estação Ecológica Juréia Itatins, São Paulo. Testemunho sedimentar, com idade máxima convencional datada de 8.370 ± 50 anos A.P. por meio do método de datação do 14C (radiocarbono). As espécies de esponjas detectadas foram Throcospongilla variabilis; e Heterorotula fístula, representantes de esponjas continentais, e são encontradas espículas marinhas ao longo de todo o testemunho, onde são reconhecidos representantes de Desmospongiae como Tedania sp. e Acarnus sp., Haposclérida, Thrombidae, Sceptrella sp. pertencente a família Latrunculidae. Esta pesquisa mostra que as espículas marinhas soltas em sedimentos holocenicos não são bons indicadores para reconstrução paleoambiental, mas são excelentes suporte para outros indicadores.

Palavras chaves: Estação Ecológica Juréia Itatins; Espiculas de esponjas; Sedimentos Holocenicos.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet