FORMAÇÃO DOCENTE EM COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL: AVALIAÇÃO DE DOCENTES EM UM PROJETO PILOTO

Autores

  • Rosely Kalil F C C Amorim Escola de Enfermagem da USP
  • Mônica Martins Trovo Universidade de Guarulhos
  • Vilanice Alves de Araújo Püschel Escola de Enfermagem da USP
  • Maria Júlia Paes da Silva Escola de Enfermagem da USP

Palavras-chave:

Comunicação não verbal, educação, educação superior, docentes, cursos de capacitação

Resumo

Objetivo: Avaliar proposta inicial de Curso de Formação em Comunicação Não Verbal para docentes da área da saúde. Método: pesquisa transversal, descritiva e explicativa, realizada em uma Instituição de Ensino Superior na cidade de Guarujá (Brasil). Resultados: 13 docentes participaram do curso (62% mulheres e 38% homens); com idade média de 42,2 anos e tempo de docência médio de 13,9 anos. Para 76,9% dos participantes do Curso de Formação em Comunicação Não Verbal para docentes da área da saúde, o curso foi satisfatório em todos os itens avaliados: objetivos atingidos, estabelecimento do programa, abordagem teórica, carga horária, instalações, recursos e material didático. Conclusões: o curso foi avaliado positivamente, ajudando a agregar conhecimentos em comunicação não verbal ao repertório pessoal dos docentes, sendo possível ser replicado, com mínimos ajustes referentes à adequação do tempo, dos recursos didáticos e do conteúdo, além da clarificação do referencial teórico utilizado.

Biografia do Autor

Rosely Kalil F C C Amorim, Escola de Enfermagem da USP

Enfermeira pela Escola de Enfermagem da USP (EE-USP) Docente de Enfermagem Licenciada em Enfermagem pela Faculdade de Educação da USP Especialista em Enfermagem de Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP Especialista em Promoção da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP Mestre em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da EE- USP (PROESA/ EE-USP - Conceito 6 na CAPES) Doutoranda em Ciências pelo PROESA/ EE-USP - Conceito 7 na CAPES.

Mônica Martins Trovo, Universidade de Guarulhos

Mestre e doutora em Ciências pela Escola de Enfermagem da USP. Docente da Universidade de Guarulhos.

Vilanice Alves de Araújo Püschel, Escola de Enfermagem da USP

3. Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgica da EEUSP.

Maria Júlia Paes da Silva, Escola de Enfermagem da USP

Professora Titular Sênior da Escola de Enfermagem da USP.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

2016-01-25

Como Citar

Amorim, R. K. F. C. C., Trovo, M. M., Püschel, V. A. de A., & Silva, M. J. P. da. (2016). FORMAÇÃO DOCENTE EM COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL: AVALIAÇÃO DE DOCENTES EM UM PROJETO PILOTO. Revista Saúde - UNG-Ser, 9(1-2), 63–75. Recuperado de https://revistas.ung.br/saude/article/view/1988

Edição

Seção

ARTIGO ORIGINAL