VIOLÊNCIA NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO EM SAÚDE: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Autores

  • Elisangela Argenta Zanatta Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Alana Camila Schneider Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Daiana Kloh Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Carine Vendruscolo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jean Henrique Krüger Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Thais Cristina Hermes Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Lucineia Ferraz Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Violência, Formação de Recursos Humanos, Educação Superior, Política de Educação Superior.

Resumo

Objetivo: identificar como a temática violência se expressa nos estudos produzidos no âmbito da formação profissional em saúde. Método: estudo bibliométrico realizado na Biblioteca Virtual em Saúde no período de janeiro a fevereiro de 2015. Foram selecionados nove artigos de um universo de 872 estudos. Resultados: demonstram que, hegemonicamente, o tema violência é abordado de forma superficial e fragmentada no âmbito da formação, prevalecendo a abordagem biologicista. Conclusões: destaca-se a necessidade de preparo dos docentes; o reconhecimento da integração ensino-serviço como alicerce para a construção de um modo de ensinar, aprender e fazer saúde, tendo o envolvimento de docentes, discentes, profissionais, comunidade e gestores das instituições formadoras e do Sistema Único de Saúde. Nessa direção, a Política de Educação Permanente em Saúde é um dos dispositivos que favorece o adequado manejo da temática no âmbito do processo de ensino e produção da saúde.

Biografia do Autor

Elisangela Argenta Zanatta, Universidade do Estado de Santa Catarina

Área: Enfermagem

Alana Camila Schneider, Universidade do Estado de Santa Catarina

Área: Enfermagem

Daiana Kloh, Universidade do Estado de Santa Catarina

Área: Enfermagem

Carine Vendruscolo, Universidade do Estado de Santa Catarina

Área: Enfermagem

Jean Henrique Krüger, Universidade do Estado de Santa Catarina

Área: Enfermagem

Thais Cristina Hermes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Área: Enfermagem

Lucineia Ferraz, Universidade do Estado de Santa Catarina

Área: Enfermagem

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Publicado

2016-03-29

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA