HABILIDADES RELACIONAIS PARA O TRABALHO EM EQUIPE EM ENFERMAGEM: PERCEPÇÃO DE GRADUANDOS

Beatriz Diniz Ayres, Monica Trovo de Araújo

Resumo


Habilidades relacionais são fundamentais para o trabalho em equipe em enfermagem. O desenvolvimento desta habilidade precisa ser trabalhado em fases precoces da formação do enfermeiro, que enquanto líder deverá exercer e saber estimular o coleguismo, a boa comunicação, colaboração e respeito mútuo nas interações grupais, propiciando a escuta, a expressão de opiniões claras e objetivas, empatia, autocontrole emocional e o aprendizado de estratégia de comunicação que possibilita ouvir e respeitar opiniões divergentes, dialogar compartilhando valores, atitudes e julgamento. O objetivo desta pesquisa foi identificar a percepção do graduando sobre habilidades relacionais para o trabalho em equipe em Enfermagem. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, transversal e de campo, com abordagem qualitativa, que foi realizada em instituição de ensino superior de Guarulhos, São Paulo, com os graduandos do oitavo semestre no ano de 2015 e a amostra foi determinada de modo não aleatório e por conveniência, de acordo com a saturação de discursos. Após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, os dados foram coletados por meio de entrevista semi estruturada, gravadas em áudio e transcritos em sua integridade. Os dados estão sendo analisados segundo a metodologia de análise de conteúdo. Por meio da análise preliminar do discurso de 36 participantes foi possível identificar que os graduandos valorizam habilidades relacionais para o trabalho em equipe, destacando a comunicação, a escuta e o respeito, como elementos fundamentais para o relacionamento interpessoal no contexto do trabalho. Destacam-se, ainda, os relatos que evidenciam dificuldades de inserir no cotidiano de convivência com colegas de equipe os elementos valorizados. A próxima etapa consistirá na categorização sistematizada dos dados, que possibilitará a análise aprofunda de e contextualizada dos discursos.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet