EFETIVIDADE DO TREINAMENTO TEÓRICO-LABORATORIAL MONITORADO NO ENSINO DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO NA DETECÇÃO DE LESÕES DE CÁRIE

Caroline Dias Silva do Carmo, Ronilza Matos

Resumo


A detecção das lesões de cárie requer o minucioso exame das lesões em busca de características que podem ser usadas no diagnóstico diferencial dos sinais da doença que podem atuar de forma relevante no prognóstico da mesma e, consequentemente, na escolha do melhor tratamento a ser oferecido. Supomos, no entanto, que as aulas teóricas convencionais, frequentemente adotadas para o ensino de Cariologia, possam não ser o suficiente para capacitar esse aluno para realizar procedimentos como a detecção de lesões de cárie na prática clínica. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a efetividade do treinamento teórico-laboratorial monitorado comparado ao método tradicional com alunos de graduação na detecção de lesões de cárie por meio de um índice de inspeção visual (ICDAS). Foram incluídos no estudo trinta alunos do sétimo semestre de Odontologia. Os alunos foram divididos aleatoriamente em dois grupos (grupo I e II). Todos os alunos assistiram à aula juntos, antes de ocorrer a alocação. Após a aula, os alunos foram orientados a acessarem o e-learning disponível no site do Comitê do ICDAS (www.icdas.org). Para o grupo II, em seguida, ocorreram as atividades práticas, que foram realizadas em grupos menores (de 7 a 10 alunos) e mediadas pelo tutor (CD) e professor (RM). Os alunos tiveram de classificar em cada imagem ou superfície indicada do dente quanto à severidade e atividade. Os tutores/professores atuaram na correção dos exercícios e também discussão das dúvidas levantadas pelo grupo. A reavaliação dos dentes, em caso de divergências, também foi realizada. O Grupo I (controle) recebeu apenas a aula teórica convencional e em seguida realizou o exame de dentes extraídos sem treinamento prévio, somente sob a supervisão. Para a reprodutibilidade entre os grupos em relação aos escores do ICDAS e atividade das lesões, respectivamente, foram realizados o teste Kappa ponderado e Kappa padrão e Coeficiente de correlação intraclasse (ICC). Para a avaliação do impacto da atividade, foi realizada a comparação do número de acertos total para cada um dos grupos (escore e atividade), utilizando teste qui-quadrado. O nível de significância que foi adotado foi de 5%. O ICDAS apresentou boa reprodutibilidade entre os examinadores para todos os escores (0,73-0,76). Entretanto, para a atividade a reprodutibilidade não foi considerada satisfatória (0,44-0,47). Houve diferença estatisticamente relevante entre os grupos I e II (p0,001). Concluímos que o treinamento laboratorial associado à aula teórica apresenta-se como uma ferramenta útil para o ensino da cariologia na graduação, facilitando a detecção das lesões e, consequentemente, a futura decisão de tratamento. A atividade de cárie mostrou-se como o critério mais subjetivo na inspeção clinica.

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