MOTIVAÇÃO NO USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO DE ALUNOS DE ENFERMAGEM
Resumo
Introdução: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, informática, computador, internet, CD-ROM, hipermídia, multimídia e ferramentas para Educação a Distância (EaD) como chats, grupos ou listas de discussão, correio eletrônico e outros recursos de linguagens digitais que podem colaborar significativamente para tornar o processo de educação mais eficiente e eficaz, se consolida no processo de ensino aprendizagem. Objetivo: Avaliar a motivação no uso de tecnologia da informação e comunicação (TIC) na educação à distância. Método: Estudo descritivo, transversal quantitativo, desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior (IES) no município de Guarulhos. População de estudo188 graduandos de enfermagem utilizou-se da Escala de Avalição de Fatores de Motivação com Relação à Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação ao Ensino. Este instrumento tem 20 questões e foi validado da escala original canadense denominada EMITICE - Echelle de motivation lor de lintégration des technologies de linformation et des communications dans lenseignement. Resultado: Na análise das dimensões da escala destaca-se a maior pontuação na dimensão Desmotivação, mostrando falta de vontade ou de intenção de agir em relação às TIC, onde os alunos sentem que estão perdendo tempo com o uso das TIC, bem como não tem clareza do por que da solicitação e do uso das TIC na graduação. Ja na dimensão Motivação Intrínseca, e Controle Externo apresentam pouco prazer e gosto pelo uso das TIC, entretanto as utilizam porque não existe outra forma de realização dos cursos na Universidade. Na dimensão Controle Interno apresentaram maiores médias em relação aos itens que avaliam a necessidade de provar que é capaz, que é inteligente, sentir-se importante e competente, bem como reconhecer que as TIC devem ser utilizadas. Na dimensão controle por identificação, reconhecem que o uso das TICs prepara melhor para a profissão, para a carreira, são ferramentas essenciais na formação e aumentam a competência profissional. Entretanto em geral, as maiores médias encontradas de alunos viúvos e separados, em comparação com solteiros e casados, mostram que provavelmente foram comparadas percepções de duas gerações com diferenças consideráveis em relação ao uso das TIC. Viúvos e separados, mesmo desmotivados com o uso, aparentam encarar com mais maturidade a necessidade do uso das TICs e reconhecem a importância dessas tecnologias para a competência profissional futura. Conclusão: Os alunos do curso de graduação em Enfermagem apresentaram em geral de baixa a moderada motivação no uso de TIC.
Texto completo:
PDF1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet
Comentários sobre o artigo
por Terri Cromer (19/05/2019)
por Clarissa Almeida (19/05/2019)
por Barrett Fonseca (26/05/2019)
por Shanon Armour (27/05/2019)
por Cesar Holley (28/05/2019)
por Ezequiel Chipper (03/06/2019)
por Quyen Stock (15/06/2019)
por Edith Corlette (25/06/2019)
por Dinah Farrell (25/06/2019)
por Bradley Westmacott (25/06/2019)
por Essie Moynihan (01/07/2019)
por Shay Ziegler (01/07/2019)
por Harlan Lundstrom (01/07/2019)
por Monte Collings (01/07/2019)
por Myrna Lui (02/07/2019)
por Laurene Hiller (14/07/2019)
por Evonne Makutz (31/07/2019)
por Aracelis Spann (31/07/2019)
por Bernie Lay (31/07/2019)
por Sherita Carnes (01/08/2019)
por Anneliese Thayer (01/08/2019)
por Darrel Bigelow (01/08/2019)
por Alecia Teel (02/08/2019)
por Davis Trumbo (02/08/2019)
por Raleigh Correia (03/08/2019)
por Erika Ramos (03/08/2019)
por Trey Clopton (03/08/2019)
por Sonia Hoeft (04/08/2019)
por Manuela Guedes (06/08/2019)
por Rickey Hebert (06/08/2019)
por Rozella Moon (07/08/2019)
por Inge Woodriff (08/08/2019)
por Rosie Corby (08/08/2019)
por Reyna Magnus (08/08/2019)
por Shawna Brownless (09/08/2019)
por Sammie Rushing (09/08/2019)
por Jenny Degree (09/08/2019)
por Carlo Davidson (09/08/2019)
por Cathryn Autry (09/08/2019)
por Virgilio Thames (09/08/2019)
por Bruce Hooton (10/08/2019)
por Carroll Motley (10/08/2019)
por Galen Laws (10/08/2019)
por Claire Runyan (10/08/2019)
por Novella Hughey (10/08/2019)
por Bernadine Somerville (11/08/2019)
por Lauren Nicholls (12/08/2019)
por Rosaline Barrenger (12/08/2019)
por Pasquale Herring (13/08/2019)
por Miguel Marroquin (29/08/2019)
por Cecil McGaw (31/08/2019)
por Shiela Pena (01/09/2019)
por Declan Plath (01/09/2019)
por Karen Rasch (19/10/2019)
por Phillis Barajas (22/10/2019)
por Trina Sherman (22/10/2019)
por Trudi Pitman (23/10/2019)
por Lucio Hooten (23/10/2019)
por Seymour Colleano (27/10/2019)
por Starla Rancourt (27/10/2019)
por Tracie Hytten (28/10/2019)
por Loren Garica (28/10/2019)
por Denise Constance (28/10/2019)
por Bradly Clary (31/10/2019)
por Kaylene Estep (01/11/2019)
por Kira O'Grady (01/11/2019)
por Ermelinda Awad (02/11/2019)
por Erwin Nanney (02/11/2019)
por Otto Dupree (04/11/2019)
por Liliana Madrid (04/11/2019)
por João Lucas Jesus (09/11/2019)
por Kelly Rosenbaum (26/11/2019)
por Myrtis Schoenheimer (26/11/2019)
por Ava Augustine (26/11/2019)
por Vincent Stamps (26/11/2019)
por Christie Hatley (26/11/2019)
por Cara Schaefer (26/11/2019)
por Maynard Mauger (26/11/2019)
por Susanne Deason (27/11/2019)
por Keith Krimmer (27/11/2019)
por Jeannie Sampson (27/11/2019)
por Shela Mata (27/11/2019)
por John Flick (28/11/2019)
por Julia Thacker (28/11/2019)
por Roseanna Kaye (28/11/2019)
por Tristan Bock (28/11/2019)
por Ramonita Darling (29/11/2019)
por Adan Benitez (30/11/2019)
por Sherry Allcot (30/11/2019)
por Alysa Onus (03/12/2019)