USO DO DRAW MY LIFE NO ENSINO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Rayane Teresa da Silva Costa, Aylla Nauana da Silva, Manoelle Fernandes da Silva, Cristiane Martins dos Santos, Vinicius Lino de Souza Neto, Sergilene Fonseca Teixeira Santos, Gabrielly de Carly Pereira de Carvalho

Resumo


Objetivo: compartilhar a experiência exitosa de estudantes de enfermagem frente à elaboração e implementação de metodologia ativa ao ensino e aprendizagem. Método: Trata-se de um estudo descritivo do tipo relato de experiência, compartilhado por discentes de enfermagem de uma instituição pública de ensino no Nordeste do Brasil, que fazem parte do grupo de pesquisa Cuidados em Saúde, tecnologia e Educação em Saúde. A atividade proposta pelos pesquisadores do grupo foi de elaborar um recurso áudio visual para a aprendizagem sobre traumas osteomusculares. Para isso, utilizou-se a técnica de animação Draw my life. Resultados: as experiências exitosas dos discentes foram compartilhadas em três momentos: levantamento bibliográfico nas bases de dados; 2º estruturação de caso clínico hipotético e elaboração da vídeo-aula e, por fim, no 3º momento, análise descritiva da aceitabilidade dos estudantes de enfermagem. Conclusão: a experiência exitosa proporcionou a oportunidade em dialogar e refletir sobre a mudança do processo de ensino e aprendizagem, com a inserção das metodologias ativas.

Palavras-chave


Educação em saúde; Trauma; Vídeos educativo

Texto completo:

PDF

Comentários sobre o artigo

Visualizar todos os comentários


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet