POR UM PENSAMENTO FORA DA CAIXA: DISCUSSÕES SOBRE DOCÊNCIA E EDUCAÇÃO SUPERIOR NO CENÁRIO DA SAÚDE

João Bosco Filho, Marilissa Maciel Maineri, Rosangela Symara Araújo, Robson Edney Mariano N. e Silva

Resumo


Introdução: No universo da sociedade moderna, inúmeras são as situações e fenômenos que se tornam objeto de calorosas discussões. No âmbito da educação superior, em especial no contexto da saúde, vem ganhando destaque as reflexões sobre a insuficiência dos modelos educativos tradicionais frente aos paradigmas educacionais emergentes, trazendo como consequência à necessidade de se rever o processo educativo em todos os níveis de execução, bem como convida a reflexão sobre a postura dos educadores no contexto da sociedade atual, definida como sociedade do conhecimento, da informação, da tecnologia, da cibernética, enfim, a sociedade dos avanços científicos. Objetivo: Diante do exposto, o trabalho tem como objetivo discutir a educação superior no âmbito da saúde, vislumbrando demonstrar a importância de um novo professor, capaz de colaborar com a construção de sujeitos preparados para atuar de modo crítico e reflexivo frente a realidade de saúde na qual estejam inseridos. Método: O estudo caracteriza-se como uma abordagem teórica produzida a partir das pesquisas temáticas dos autores e suas observações e reflexões no contexto da educação superior em saúde/enfermagem. Tomou-se como base para a construção, discussões produzidas nas rodas de conversas formativas nos cursos da saúde. Resultados: Os estudos demonstram que as estratégias de mudança que acontecem no espaço da formação em saúde, apontam para a necessidade de superação de uma formação tecnicista, principalmente no que se refere à necessidade de perceber que o ser humano não mais se caracteriza pela separação mente e corpo, razão e emoção, objetividade e subjetividade, entre tantos outros processos de disjunção desse humano. É urgente a construção de um olhar ampliado para a educação superior no contexto da saúde e para o professor, deve estar presente nos projetos pedagógicos de formação nas universidades brasileiras, demonstrando que as ciências da saúde já começam a ser parasitadas por um ideal de mudança, que tem na interdisciplinaridade, as bases para pensar a sua transformação. Conclusão: Os resultados nos permitem concluir que se torna crucial a realização de estudos e pesquisas que colaborem com a produção de novos conhecimentos capazes de despertar uma reflexão crítica por parte de estudantes, professores e dirigentes acadêmicos, no sentido de se garantir a construção, sistematização e organização de um novo fazer pedagógico em saúde, através de processos contínuos e permanentes de formação docente.

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