CAMPANHA DE PREVENÇÃO DO CÂNCER DE COLO DE ÚTERO: RELATANDO UMA EXPERIÊNCIA NA PRÁXIS DA ENFERMAGEM
Resumo
Introdução: Com cerca de 530 mil casos novos por ano no mundo, o câncer do colo do útero ocupa a quarta posição entre os tipos de câncer mais comuns entre as mulheres, e é responsável pelo óbito de 265 mil mulheres por ano. O principal método utilizado no rastreamento desta neoplasia é o Exame Citopatológico do Colo do Útero ou Citológico. Segundo a Organização Mundial de Saúde se houver uma cobertura da população-alvo de, no mínimo, 80% e a garantia de diagnóstico e tratamento adequados dos casos alterados, é possível que haja redução, em média, de 60 a 90% da incidência do câncer cervical invasivo. Objetivo: Relatar a experiência de um trabalho de busca ativa referente a uma campanha de prevenção do câncer uterino. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciado por uma enfermeira em uma Unidade Básica de Saúde na Zona Rural no Estado da Paraíba durante campanha de prevenção do câncer uterino. Resultados: Durante as consultas de enfermagem pôde-se observar que a procura por parte das usuárias para realização do Exame Citológico ainda não é uma prática efetiva. Desta forma, necessitou-se de um trabalho de busca ativa nas residências das mulheres para que as mesmas aderissem à campanha. Nas consultas realizou-se uma intervenção educativa empoderando as usuárias sobre a importância da prevenção da neoplasia uterina, além de fazer a associação com o Papiloma Vírus Humano (HPV). Conclusões: A intervenção e a busca ativa são importantes ferramentas para o sucesso do cuidado, prevenção do câncer uterino e promoção da saúde das mulheres, objetivando uma assistência integral e de qualidade, sendo sempre necessário e de grande relevância a realização de ações de educação em saúde, para que haja uma mudança no perfil de saúde do público-alvo.
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