A IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NO DIAGNOSTICO E TRATAMENTO AOS PACIENTES PORTADORES DE TUBERCULOSE NA FASE DE LATÊNCIA E NAS FAZES INTRAPULMONAR E EXTRAPULMONAR.

Daniela Araújo de Queiroz, Joelson Reis Teodosio dos SantoS, Pamela Maria Santos, Raul Ramos de Melo, Samantha Bezerra Moura, Ana Claudia Uchôa Barbosa

Resumo


Introdução: A Tuberculose é uma doença de notificação compulsória, transmissível, epidêmica, bacteriana, com prevalências menores ou maiores em todo o mundo e é causada pela bactéria Mycobacterim tuberculosis. A Tuberculose passa pelo período de latência onde não se é contagioso, mas não tratada irá evoluir para a forma intrapulmonar que poderá dar origem a forma extrapulmonar, essas duas últimas fases por sua vez é contagiosa e além do contaminar outras pessoas o individuo contaminado se não tratado, poderá evoluir para o óbito. Este estudo apresenta a importância da atuação do enfermeiro para o diagnóstico precoce, tratamento e cuidados prestados aos portadores de Tuberculose. A consequência para o tratamento eficaz trará para os pacientes uma melhor qualidade de vida. Objetivo: Identificar a importância do controle que o enfermeiro tem com pacientes contaminados por Tuberculose em quaisquer fases que o Mycobacterim tuberculosis está atuante. Métodos: A presente investigação consiste em uma revisão integrativa da literatura científica, a partir da questão norteadora, qual a importância do enfermeiro para os portadores de Tuberculose? Os dados foram coletados por dois revisadores. Inicialmente, foi necessário construir um protocolo com os procedimentos e as etapas que deveriam ser seguidos pelos pesquisadores durante a realização da pesquisa, garantindo assim o rigor metodológico do estudo. A busca dos artigos ocorreu nas bases de dados Scielo, BVS e Lilacs. A pesquisa foi realizada no mês de setembro 2016. Foram usados como critérios de inclusão: artigos em português, publicados no Brasil, no período de 2006 à 2016. Utilizaram-se descritores associando com AND Tuberculose AND latência, formas intrapulmonar e extrapulonar AND enfermagem Resultados: Foram achados 52 artigos, destes foram usados dez por contemplarem o tema proposto. Discussão: Evidenciou-se que apesar do avanço em relação aos tratamentos e diagnostico, ainda não há um olhar minucioso. Conclusão: Os dados analisados nos artigos permitem concluir que há um déficit em informações abordando a atuação do enfermeiro diante da educação em saúde sobre a tuberculose uma vez que quanto mais rápido descoberto, menor o risco para o paciente.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet