EDUCAÇÃO CONTINUADA: UMA VISÃO DA ENFERMAGEM QUE ATUA EM ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA ESF EM RECIFE

Vívian DI Paula Carvalho Melo, Rosimery Mireles dos Santos

Resumo


Introdução: O presente artigo teve a finalidade de investigar se o profissional de enfermagem está atento ao conceito de educação continuada e se a mesma é compreendida como ferramenta para melhoria do relacionamento interpessoal da equipe do ESF. A educação continuada favorece o desenvolvimento do profissional de enfermagem enaltecendo fatores que podem assegurar a melhor prática profissional. Objetivo: Identificar qual o conceito de educação continuada para profissionais de enfermagem e se a entendem como importante para a execução de suas atividades em saúde. Método: A pesquisa foi realizada com amostra constituída por 14 enfermeiros que trabalham na Estratégia de Saúde da Família ESF na Região Metropolitana de Recife RMR, situados em vários pontos da cidade. O questionário elaborado pela autora foi usado para coletar dados relacionado a educação continuada dos profissionais de Saúde do ESF. Resultados: Um dos objetivos do estudo compreendeu investigar se o profissional de enfermagem está atento ao conceito de educação continuada - EC. Silva (2012) observa que EC são todos os conteúdos desenvolvidos após o ensino médio, ressaltando que termos como treinamento, aperfeiçoamento, capacitação e reciclagem são reducionistas. E Bezerra et al (2012) defende que a EC não se limita a cursos e treinamentos pois visa estimular outros saberes, outras competências, vai além do tradicional. No entanto, ao analisarmos a definição de Educação Continuada atribuída pelos participantes, é possível perceber que se mescla no pensamento desses profissionais de enfermagem em ESF, uma visão de busca e continuidade de construção de conhecimentos. Considerações Finais: Percebemos que o conceito não está claro, havendo controvérsias nas atividades citadas como educação continuada, pois os profissionais deixaram de considerar a EC como captação e propagação de conhecimentos, práticas e reflexões sobre o processo de trabalho.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet