EDUCAÇÃO EM SAÚDE COM JOVENS ESCOLARES ABORDANDO GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Edja Clébya dos Santos Melo, Juliana de Castro Nunes Pereira, Amanda Haissa Barros Henriques, Luciana Uchôa Barbosa, Marcela Lourene Correia Muniz, Suênia de Sousa Silva Batista

Resumo


Introdução: A adolescência é um momento decisivo no desenvolvimento sexual humano, onde a sexualidade se generaliza, ocorrem transformações biopsicossociais importantes e os adolescentes experimentam situações de confusão, medo ou depressão. Alguns deles se comportam de maneira equivocada, rumo à maturidade, podendo comprometer seu progresso e expondo-os a vários riscos. Em meio a estes riscos, destaca-se a gravidez na adolescência, um sério problema de saúde pública responsável pela elevação dos índices de morbimortalidade das jovens nesta fase. Devido às modificações físicas, psíquicas e sociais que ocorrem num pequeno espaço de tempo, ao tomar conhecimento da gravidez, vivenciar a gravidez e se tornar mãe, a mulher, adolescente ou não, vivencia momentos de dúvidas, inseguranças e medos. Objetivo: Este artigo visa orientar jovens escolares sobre as formas de prevenir a gravidez na adolescência e os riscos a que mãe e recém-nascidos estão expostos. Método: Trata-se de um relato de experiência vivenciado em uma ação do projeto de extensão Educação em saúde com jovens escolares: sexualidade, IST'S, HIV/ AIDS, desenvolvido no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Campus Belo Jardim. O público alvo, foi composto por alunos do 1º, 2º e 3º ano do Ensino médio integrado de informática, agropecuária ou agroindústria. Resultados e discussão: Participaram da ação 120 alunos, desses 60% eram do sexo masculino e 40% do sexo feminino. A ação foi realizada por meio da apresentação teatral na qual foi encenada a problemática vivida por uma adolescente grávida, seguida de uma dinâmica com perguntas e respostas de forma bastante integrativa, com participação efetiva dos discentes, onde eles expuseram suas dúvidas e inseguranças e tiveram os respectivos esclarecimentos. Observou-se uma interação mútua e afetiva entre os colaboradores do projeto com o grupo de alunos adolescentes. Na medida em que as atividades eram realizadas, os adolescentes percebiam a necessidade de mudanças de comportamento para hábitos saudáveis e atitudes positivas. Percebeu-se ainda que há uma ausência de diálogo entre os adolescentes escolares e seus pais e/ou responsáveis o que favorece um aumento da vulnerabilidade nesta fase de vida. Conclusão: Pode-se afirmar que a população de adolescentes constitui um grupo de risco que deve ser incluído nos programas e políticas públicas voltados para garantir o caminho da juventude rumo ao exercício pleno da cidadania, inclusive na prevenção da gravidez indesejada. Este projeto proporcionou aos acadêmicos unir ensino a prática profissional do técnico em enfermagem, na promoção de saúde e prevenção de doenças desses jovens escolares.

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