APRENDIZADO DIGITAL POR MEIO DE E-BOOK NA DISCIPLINA DE ORTODONTIA

Ingredy de Souza Marchesi, Maurilo de Mello Lemos

Resumo


Introdução: A grande exposição das gerações atuais às mídias digitais, trouxe consigo diversos benefícios: além da expansão da comunicação e da comodidade oferecida ao usuário, ela também pôde ser direcionada de forma a acrescentar aspectos positivos no auxílio do aprendizado em diversos campos de atuação. O benefício de utilizar os dispositivos móveis nestas situações, está na possibilidade de selecionar o momento mais oportuno e a quantidade de tempo dedicado para o aprendizado. Apesar da grande interação que a sociedade atual apresenta com o mundo digital, a eficácia do método e-learning é constantemente avaliada, sendo considerada mais efetiva quando associada ao plano de ensino tradicional. Objetivo: Desenvolvimento de material didático instrucional o e-book para a área de graduação em Ortodontia na Universidade Guarulhos envolvendo conceitos, explanações técnicas acompanhadas de vídeos demonstrativos interativos com as sequências de construção dos aparelhos ortodônticos removíveis construídos no laboratório multidisciplinar. Método: A aquisição do conteúdo será feita baseada em pesquisas bibliográficas em livros de Ortodontia que servem como base no ensino da Odontologia, disponíveis na biblioteca da UNG e também do acervo pessoal do orientador do projeto, além de buscas nas bases de dados Scielo, PubMed, Periódicos CAPES e em fontes de busca, como o Google Acadêmico. A aquisição dos vídeos envolverá uma segunda etapa com sequências de filmagens para a obtenção dos vídeos durante a construção dos aparelhos removíveis no laboratório multidisciplinar da disciplina de Ortodontia. A composição do e-book utilizará de um programa (iBooks Author (Apple® - Cupertino, California, USA)) que possibilitará a composição do conteúdo teórico já selecionado e desenvolvido em conjunto com os vídeos em uma mesma plataforma, proporcionando uma interatividade aos estudantes. Resultados e conclusão: em andamento.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet