CONHECIMENTO QUANTO AO TRATAMENTO CONSERVADOR DA INCONTINÊNCIA URINÁRIA EM MULHERES DE UM MUNICÍPIO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

Caroline Teixeira Graf Nunes, Francisca Jaqueline R.F. Bonadias, Juliana Marques da Silva, Larissa Amabile Souza Prado, Patricia de Oliveira Santos

Resumo


Introdução: Incontinência Urinária (IU) é um problema de saúde pública, cujo risco aumenta com a idade, podendo determinar uma série de consequências físicas, econômicas, psicológicas e sociais que podem interferir na qualidade de vida das mulheres de forma negativa, levando-as a uma mudança de comportamento. A porcentagem de mulheres que procura assistência médica com queixa de perda de urina e a porcentagem das que têm perda de urina regular ou esporadicamente têm se mostrado divergentes por várias razões como: inibição para conversar sobre o assunto, falta de conscientização sobre as terapêuticas disponíveis, baixa expectativa de benefícios advindos dos tratamentos e falta de conhecimento de onde busca-los e percepção da incontinência como uma situação sem importância. Método: estudo transversal a partir de um projeto de pesquisa que utilizará a dissertação de mestrado Avaliação do Conhecimento e Efeito de Ação Educativa Sobre a Incontinência Urinária em Idosas de Diferentes Contextos Sociais do município de Guarulhos, intitulada ao número de protocolo 1.687.283, com 162 mulheres da UATI e 162 mulheres de UBS. Foi aplicado questionário sobre avaliação de conhecimento e prevenção no tratamento de IU composto por 15 questões onde utilizaremos as questões 6 e 7. Desenvolvimento: essa pesquisa será importante para verificar o conhecimento das mulheres quanto ao tratamento conservador de IU e poder ter uma abordagem de prevenção, já que a incidência e prevalência é alta nesse número de pessoas. E não ter o conhecimento que a fisioterapia é considerada padrão ouro como tratamento muitas vezes levam essas mulheres a negligencia, por achar que só existam tratamentos invasivos. Conclusão: esperamos encontrar um número maior de mulheres que não conhecem o tratamento conservador de IU em relação às que conhecem. E pretendemos com esse resultado desenvolver um protocolo de prevenção e tratamento de IU dentro da UATI e da UBS.

Palavras-chave


Incontinência Urinária; Climatério; Fisioterapia.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet