JIU JITSU COMO POSSIBILIDADE DE INCLUSÃO DE DEFICIENTES INTELECTUAIS

Rafael do Prado Calazans, Fernando Lourenço de Souza Neto, Bruno Allan Teixeira da Silva, Fernanda Regina Pires

Resumo


Introdução: o Jiu Jitsu sendo uma arte marcial em que apresenta técnicas que envolvem alavancas, torções e pressões para dominar e levar o oponente ao solo e que utiliza suavidade, técnica e muita disciplina. O Deficiente Intelectual (DI) apresenta comprometimento em duas ou mais áreas de desenvolvimento e existem várias classificações dessa deficiência. Objetivo: analisar possíveis benefícios do Jiu Jitsu brasileiro na inclusão de DI. Método: pesquisa qualitativa, descritiva e de observação estruturada em que foram acompanhados 4 sujeitos, todos do sexo masculino e que possuem DI e que por pelo menos um ano praticavam Jiu Jitsu brasileiro. Resultado: um aspecto inicial, é o fato da não aceitação da família, mesmo em casos de crianças que possuem um laudo e características claras de que precisa de intervenções adequadas. A família não aceita e logo não oferece um suporte adequado ao seu desenvolvimento. Independentemente do tipo de DI que o indivíduo possua, algumas dificuldades são semelhantes entre elas e a pratica do Jiu Jitsu brasileiro apresentou melhoras nas mesmas. Através da prática foi identificado melhoras no que se refere a organização, concentração, realização de tarefas diárias, comunicação, cuidados pessoais e coordenação motora. A prática de Jiu Jitsu brasileiro ainda apresentou diminuição da agressividade nos casos de DI que possuem esta característica. Conclusão: o Jiu Jitsu brasileiro pode levar a diversos benefícios aos indivíduos que possuem DI, podendo ser uma importante ferramenta de inclusão. Foi constatado também, que não existem muitas referências teóricas que abordam DI e o Jiu Jitsu brasileiro e que pesquisas mais profundas e constantes sobre o tema são necessárias.

Palavras-chave


Deficiência Intelectual; Jiu Jitsu brasileiro; Educação Física e Treinamento.

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