OSTEODISTROFIA FIBROSA EM EQUINOS: REVISÃO DE LITERATURA

Ana Carolina Agra Machado, Higor Arnaldo Bianguli de Faria, Rosecleer Rodrigues da Silva, Pedro Henrique Gonçalves Branco, Marcos Vinícius Mendes Silva, Jéssica Borghesi

Resumo


Osteodistrofia fibrosa (OF) ou doença da cara inchada como ela é normalmente conhecida em algumas regiões do brasil, é uma patologia que ocorre em determinados ossos, caracterizada por osteopenia (pouca formação dos ossos), promovendo uma deficiência de cálcio no organismo, sendo substituído por material fibroso .
Essa patologia pode ser resultante de uma deficiência primaria ou secundaria, sendo a primaria uma baixa fonte de cálcio ou uma alta produtividade de fosforo que pode estar presente na sua alimentação diária ou em algumas forrageiras que tem a substância oxalato.
Já a secundaria se relaciona a falta de vitamina D, causando problemas futuros nos rins.
Algumas alterações metabólicas são desencadeadas em virtude de distúrbios nutricionais que acarretam doenças nos diferentes sistemas do organismo. Desequilíbrios minerais, principalmente na relação cálcio e fósforo, causam alterações ósseas, sendo a osteodistrofia fibrosa uma delas.
Os animais apresentam sinais clínicos dessa doença, podendo ser observada por uma tumefação nos ossos, levando até o amolecimento dele, e causando dificuldades na deglutição.
Além de acometer os ossos da face, a OF também pode ser encontrada nos membros pélvicos ou nos membros torácicos, interferindo na locomoção e atrofiando os músculos.
Para um diagnóstico definitivo pode ser realizado exame bromatológico das pastagens, exame radiológico da face e exames de sangue. O tratamento da osteodistrofia fibrosa é fazer o equilíbrio do fosforo e do cálcio no organismo do animal, através de substâncias inseridas na alimentação e medicações como: anti-inflamatório aplicado na região inflamada, ajudando a diminuir a tumefação do osso.
O presente trabalho relatou sobre a OF ou doença da "cara inchada" enfatizando como é tratada, diagnosticada e quais os métodos corretos utilizados, durante o tratamento do animal, tendo como foco os equinos que por serem animais de esporte e acabam recebendo uma atenção maior em relação a osteodistrofia fibrosa. Verificamos também a importância de copilar informações científicas sobre o assunto visto que na literatura não tem muitas informações.

Palavras-chave


osteodistrofia

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet