CORRELAÇÃO ENTRE A MOTIVAÇÃO PARA APRENDER E A EVASÃO DE UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE

Katia Santos Farias, Alfredo Almeida Pina de Oliveira

Resumo


Introdução: Compreender os motivos da evasão universitária na área de saúde consiste em um desafio para a gestão acadêmica e a atuação docente comprometida com a motivação para aprender do corpo discente. Objetivos: (1) Identificar a motivação dos universitários para aprender; (2) Identificar os motivos de evasão do ensino superior na percepção do universitário; (3) Correlacionar os motivos de evasão com a motivação para aprender. Materiais e métodos: estudo transversal com abordagem quantitativa. Participaram 480 estudantes de graduação em Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Os universitários foram recrutados por e-mail, WhatsApp® e pessoalmente. O critério de inclusão foi o aluno estar regularmente matriculado nos cursos selecionados para o estudo. Os questionários foram autoaplicados. Resultados: Houve correlação estatisticamente significante positiva entre a motivação para aprender e a idade, ou seja, quanto maior a idade maior a motivação. Conclusão: evidencia-se uma motivação intrínseca mais prevalente nos alunos, assim como uma tendência baixa a moderada para evasão desses estudantes.

Palavras-chave


Evasão escolar; motivação; estudantes.

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