MINORIAS SEXUAIS E DE GÊNERO NA FORMAÇÃO EM GRADUAÇÃO DA SAÚDE: ESTUDO DE CASOS

Sulamyta Queren Liberato Sales, Alfredo Almeida Pina de Oliveira

Resumo


Introdução: A formação durante a graduação dos futuros profissionais de saúde constitui uma oportunidade relevante para a incorporação de temáticas relacionadas à defesa dos Direitos Humanos e, em particular, das minorias sexuais e de gênero. Objetivo: compreender a incorporação de temáticas relacionadas às minorias sexuais durante a graduação em saúde. Método: tratou-se de uma pesquisa qualitativa baseada no estudo de casos. Participaram 262 estudantes de graduação em Enfermagem, Fisioterapia, Psicologia e Odontologia de duas Instituições de Ensino Superior paulistas. O conteúdo das respostas relacionadas à promoção do cuidado das minorias sexuais e de gênero foi analisado na modalidade lexical com apoio do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires. Resultados: os estudantes de graduação em Enfermagem enfatizam o cuidado respeitoso, o tratamento igualitário, a maior abordagem das temáticas LGBT+ durante os respectivos cursos, o enfrentamento de práticas discriminatórias e a construção de uma futura identidade profissional mais aberta à diversidade humana. Conclusão: evidencia-se a necessidade de desenvolver competências sensíveis às especificidades das minorias sexuais e de gênero desde a formação inicial dos futuros profissionais de saúde.

Palavras-chave


Minorias Sexuais e de Gênero; Educação Superior; Estudantes de Ciências da Saúde; Pesquisa Qualitativa

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