MÉTODO COMPLEMENTAR DE ENSINO PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES NA DISCIPLINA DE ANATOMIA ANIMAL

Nathalia Candido de Souza Silva, Danielli Guimarães, Leticia Gabriela Bispo, Mariana Feitosa Carvalho, Marcos Vinicius Mendes Silva

Resumo


Introdução: O ensino da anatomia, na medicina veterinária necessita de uma correlação entre as aulas teóricas e práticas, podendo ser ensinada com estratégias didáticas que promovam uma prática transformadora, adaptada à realidade. No que concerne ao estudo da Anatomia sabe-se que a mesma é uma das disciplinas na qual os discentes apresentam uma maior dificuldade de correlação e assimilação dos conteúdos. Vale ressaltar que a intencionalidade em relacionar conteúdos didáticos e motivar discentes pode contribuir para a melhora da relação ensino-aprendizagem. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo de aperfeiçoar e facilitar o estudo da disciplina para melhor aprendizagem dos alunos através de cartas com desenhos que proporcionem correlacionar os respetivos assuntos referente a disciplina de anatomia animal. Materiais e métodos: A proposta fundamentou-se na criação de cartas anatômicas sobre osteologia dos animais utilizando fotos de materiais ósseos e também a utilização de desenhos todos inseridos em cartas. As mesmas servem para correlacionas os mais variados assuntos e também compreender melhor sobre as diversidades de particularidades existentes nas espécies animais. Resultados: os resultados no desenvolvimento desse método de estudo foram positivos, pois a fabricação do mesmo é fácil, possui um baixo custo e tem uma boa durabilidade. Além disso, os alunos adquiriram uma melhor memorização do conteúdo ministrado, correlacionando aulas teóricas as aulas práticas de Anatomia Animal. Conclusões: Construir novas metodologias de aprendizagem exercita a capacidade criativa dos alunos. Os recursos didáticos propostos aliados à metodologia complementar supracitadas proporcionam a aproximação entre os discentes e os seus mestres além de facilitar a compreensão dos assuntos.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet