BRINQUEDOTECAS ESCOLARES E TEMPO PARA O BRINCAR: ORGANIZAÇÃO E FUNCIONALIDADE PARA O DESENVOLVIMENTO DOS EDUCANDOS

Karine Marques Gasparino, Silvia Piedade Moraes

Resumo


Introdução: O brincar é um direito garantido em nossa sociedade, através dele é possível alcançar o desenvolvimento e aprendizagem. Os espaços e brinquedos utilizados durante o brincar não são neutros, são dotados de sentido e significado. Objetivo: A presente pesquisa foi realizada com o intuito de analisar as organizações de brinquedotecas escolares e os tipos de brinquedos disponibilizados aos educandos. Materiais e métodos: Para esta análise foi criado um instrumento de pesquisa com destino a coleta de informações e foram realizadas visitas em nove escolas da rede municipal de Guarulhos em caráter de observação autorizada para a pesquisa. Resultados: Nenhuma das escolas acompanhadas possuía brinquedoteca, apenas duas possuía bonecas com etnias diferentes e nenhuma dispunha de bonecos/as com deficiência. Todas as escolas tinham caixas de brinquedos nas salas com muitas opções de brinquedos estruturados e poucas opções de brinquedos não estruturados. Os brinquedos não eram separados por gênero, porém havia poucos brinquedos de incentivo a diferentes profissões, em todas as escolas a maioria dos brinquedos era carrinhos, bebês e utensílios domésticos. Conclusão: Não há representatividade nos brinquedos, crianças que fogem do modelo ideal imposto não conseguem encontrar brinquedos em que possam se identificar. Poucos brinquedos diferentes do que as crianças estão acostumadas (como carrinhos e bonecas), o que atrapalha na expansão imaginativa dos educandos, assim como a pouca disponibilidade e uso de brinquedos não estruturados.

Palavras-chave


Brinquedoteca; Educação Infantil; Ludicidade

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1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet