BARCELLOS, CHRISTOVAM. A GEOGRAFIA E O CONTEXTO DOS PROBLEMAS DE SAÚDE.

Márcio Roberto Toledo

Resumo


O livro A geografia e o contexto dos problemas de saúde, organizado pelo pesquisador titular da Fiocruz Christovam Barcellos, é resultado dos debates do 2º Simpósio Nacional de Geografia da Saúde e do 1º Encontro Luso-Brasileiro de Geografia da Saúde realizado na cidade do Rio de Janeiro em 2005, com a participação de pesquisadores e professores de diversos países como Brasil, Cuba, Argentina e Portugal.
Editado pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco) em parceria com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), o livro traz importantes discussões acerca do contexto histórico da Geografia da Saúde entre os séculos XVIII e XX. Nele são analisadas as principais linhas de pesquisa contemporâneas em Geografia da Saúde, são apontadas as fontes de informação fundamentais para as investigações em Geografia da Saúde, é assinalada uma carência nos indicadores de pobreza no Brasil, com uma proposta de análise geográfica das desigualdades no acesso a saúde. São indicadas ainda estratégias pedagógicas para o ensino de profissionais ligados a vigilância em saúde, além de serem apresentados um estudo sobre a difusão espacial de doenças transmissíveis e uma pesquisa sobre as causas de mortalidade em alguns municípios costeiros do Nordeste e do Sudeste brasileiros. O livro traz ainda um debate sobre as necessidades e o acesso aos cuidados de saúde na grande Lisboa, em Portugal, sobre a precisão de melhorias da rede de urgências naquele país e sobre os cenários de infertilidade em um município do noroeste português.
Tratando de forma aprofundada e crítica os processos sociais e ambientais, como a evolução de algumas doenças e a transformação dos contextos em que elas estão inseridas, este livro contou com a contribuição de mais de vinte profissionais ligados à saúde pública e à geografia. Os principais temas tratados estão relacionados com a atenção a saúde, com a saúde urbana, com a saúde pública e com a regionalização dos problemas de saúde, caracterizando-se como uma fonte de interesse para gestores de saúde pública, uma vez que auxilia na compreensão do contexto em que se apresentam as doenças e possibilita o planejamento adequado de ações de controle, promoção de saúde e alocação de recursos.

Palavras-chave


Geografia, Saúde.

Texto completo:

HTML PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet