PAIS, RESPONSÁVEIS E FUNCIONÁRIOS DE ESCOLA TÊM CONHECIMENTO SOBRE O MANEJO DE DENTES AVULSIONADOS? UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33947/1982-3282-v15n3-4-4546

Palavras-chave:

Avulsão Dentária, Pais, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde, Professores Escolares.

Resumo

Introdução: crianças são propícias à quedas e, consequentemente, ocorrência de avulsões dentárias. Assim, precisa-se que responsáveis presentes no momento desses acidentes estejam preparados para o correto manejo. Objetivo: avaliar o conhecimento de pais, responsáveis e funcionários de escola sobre o manejo emergencial de dentes avulsionados. Métodos: 28 artigos observacionais foram selecionados nas bases Scorpus, Web of Science, Cochrane, PubMed e LILACS, entre 2015 e 2020, mediante critérios de inclusão e exclusão. Resultados: as amostras divergiram quanto ao manuseio do dente avulsionado e como limpá-lo, a maioria não faria o reimplante dentário e o meio de armazenamento mais escolhido foi o soro fisiológico. Estudos que compararam o nível de conhecimento antes e depois de uma intervenção educativa apresentaram uma melhora significativa nos resultados. Conclusão: Há um conhecimento insatisfatório a respeito do manejo de dentes avulsionados por parte dos

Biografia do Autor

Eduarda Gordo Costa, Uninassau Belém

Discente do curso de Bacharelado em odontologia pela faculdade Uninassau Belém

Gabriela Vivian Trindade Moura, Uninassau Belém

Discente do curso de Bacharelado em odontologia pela faculdade Uninassau Belém

Layne Augusta Barros Corrêa, Uninassau Belém

Discente do curso de Bacharelado em odontologia pela faculdade Uninassau Belém

Raissa Pinheiro de Mendonça, Uninassau Belém

Dentista. Mestra e Doutoranda em Patologia Oral.

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Publicado

2021-12-03

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA