A IMPORTÂNCIA DO SANEAMENTO BÁSICO E A QUALIDADE DA ÁGUA NA PREVENÇÃO DE ENTEROPARASITOSES PROTOZOÁRIAS: REVISÃO LITERÁRIA.

Autores

  • Andreza Queiroz da Silva Universidade Guarulhos
  • Patricia Benvenuti Mendes

DOI:

https://doi.org/10.33947/1982-3282-v17n1-4914

Palavras-chave:

saneamento básico, água, parasitoses, Giardia lamblia, Entamoeba histolytica, antiparasitarios.

Resumo

Introdução: Hoje no Brasil, a prevalência das enteroparasitoses é desconhecida, uma vez que essas doenças no país não são de notificação compulsória, ou seja, não são doenças que devem ser notificadas às autoridades sanitárias da cidade. Objetivo: Este trabalho tem como objetivo avaliar os malefícios causados pela ausência ou a baixa qualidade do saneamento básico. Método: Trata-se de uma revisão de literatura, artigos pesquisados nas bases de dados Pubmed, Bvs, Scielo. Os critérios de seleção dos artigos são artigos dos últimos 20 anos, e os idiomas utilizados foram português, inglês e espanhol. Resultados: População de baixa renda familiar, com habitação precária, baixo nível cultural, a deficiência nos serviços de água e de esgoto tratados e as condições de higiene precárias proporcionam a transmissão das parasitoses.Conclusão: A ampliação do acesso ao saneamento básico, tratamento de água e melhores condições de vida é a melhor forma de prevenir e diminuir o números de casos de parasitoses do país.

Biografia do Autor

Andreza Queiroz da Silva, Universidade Guarulhos

Discente do curso de Biomedicina

Patricia Benvenuti Mendes

Docente Mestra em Ciências da Saúde, Biomédica, Analista clínica e Microbiologista, Universidade Guarulhos, Guarulhos, SP, Brasil.

Downloads

Publicado

2024-02-19

Edição

Seção

REVISÃO DE LITERATURA