AVALIAÇÃO DE CÉLULAS SANGUÍNEAS EM CAMUNDONGOS INFECTADOS COM Schistosoma mansoni TRATADOS COM EXTRATO DE Mentha piperita L.

Naiara Naiana Dejani, Lais Cristina de Souza, Joice Margareth de Almeida Rodolpho, Sandra Regina Pereira de Oliveira, Debora Meira Neris, Ricardo de Oliveira Correia, Paulo Cesar Vieira, Vanderlei Rodrigues, Luis Vitor do Sacramento Silva, Heloisa Sobreiro Selistre de Araujo, Fernanda de Freitas Anibal

Resumo


A Esquistossomose mansônica é a provocada pelo trematódeo intravascular Schistosoma mansoni. A doença inclui resposta imunológica tipo Th2, com aumento de IL-5, principalmente em resposta aos antígenos dos ovos. O aumento de IL-5 estimula os eosinófilos (EO) na medula óssea resultando na eosinofilia sanguínea. EO são recrutados especificamente para o sítio de deposição dos ovos, o infiltrado celular resulta no granuloma hepático, sendo aproximadamente 50% das células, os eosinófilos. Nosso objetivo, neste trabalho, foi avaliar as células sanguíneas durante a infecção experimental com S. mansoni após tratamento com extrato de Mentha piperita L. Foram utilizados camundongos Swiss, fêmeas pesando entre 18-20g, divididos em diferentes grupos: infectado (Sm) e infectado tratado (II, III e IV). Os animais infectados/tratados ou não, receberam 100 cercárias/animal via subcutânea. Após 48 dias da infecção os animais foram eutanasiados e o número de células no sangue foi determinado. Os grupos II, III e IV receberam doses diárias do extrato bruto da M. piperita L. (gavagem) nas respectivas concentrações 5, 10 e 30 mg/Kg animal. Nossos resultados mostraram que o número de EO no sangue dos animais infectados não tratados aumentou significativamente. No entanto, os animais infectados que receberam tratamento com M. piperita L. apresentaram reduções significativas no número de EO no sangue, quando comparados com os animais somente infectados e sem tratamento. Assim, esses dados sugerem que a M. piperita L. apresenta atividade moduladora da resposta imunológica interferindo na migração de EO por vias ainda desconhecidas.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet