EDITORIAL

 

 

Esta edi‹o da Revista Saœde Ž composta por artigos de diferentes ‡reas, Nutri‹o, Farm‡cia, e Odontologia. O primeiro artigo relata o ÒEstado nutricional e consumo alimentar de adolescentes de uma institui‹o particular de ensino de São Paulo, BrasilÓ e observa que a dos macronutrientes apresentou-se superior ˆs recomenda›es para os carboidratos e para os lip’dios no gnero masculino detectando excesso de peso e obesidade em 28,5% dos adolescentes. Fato preocupante pois o consumo excessivo dos alimentos industrializados e insuficiente de frutas, verduras e legumes e gr‹os integrais podem predispor ˆ presena de doenas cr™nicas na vida adulta.

Em seguida, apresenta-se o relato de caso ÒTerapias naturais na saœde integral: uma abordagem hol’stica de tratamentoÓ no qual foi tratado com sucesso um paciente que apresentava queixas de depress‹o, estresse e impotncia sexual com terapias naturais atuando no campo energŽtico-vibracional resultando em mudanas positivas no seu bem-estar como um todo, com altera›es no estilo de vida, referindo-se a h‡bitos alimentares e a maneira de se perceber como pessoa.

Na ‡rea da Odontologia tem-se o artigo ÒPrevalncia do traumatismo dent‡rio em adolescentes entre 15-19 anosÓ que reafirma a import‰ncia da preven‹o de acidentes em adolescentes devido a incidncia em mais de 20% dos indiv’duos. Publica-se ainda na ‡rea de Odontologia o artigo ÒAplica›es dos lasers de alta potncia em odontologiaÓ que apresenta uma revis‹o sobre a indica‹o cl’nica dos lasers de alta potncia como CO2, Er:YAG e Er,Cr:YSGG que embora ainda estejam fora do cotidiano cl’nico Brasileiro j‡ s‹o frequentes nos consult—rios da AmŽrica do Norte e Europa.

Englobando a ‡rea de farmacologia e diversas outras Ž publicado um artigo que trata de um tema extremamente importante, o ÒDescarte domŽstico de medicamentos e algumas considera›es sobre o impacto ambiental decorrenteÓ. Nesse artigo, os autores abordam a contamina‹o de ‡guas e solo por f‡rmacos enfocando o descarte domŽstico de medicamentos, pois quando descartados indevidamente no ambiente, tambŽm trazem como consequncias a polui‹o de ‡gua e solo e ressalta a import‰ncia de pol’ticas pœblicas para realizar esta conscientiza‹o.

Dessa forma, compomos mais esta edi‹o da Revista Saœde que agora conta com a colabora‹o da Profa. Dra. Karine Azevedo S‹o Le‹o Ferreira da ‡rea de Enfermagem como Coeditora para engrandecer nossa equipe.

 

 

 

 

Prof. Dr. JosŽ Augusto Rodrigues

Editor

 



1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet