APLICAÇÃO DOS MÉTODOS DIAGNÓSTICOS DAS ALTERAÇÕES DE LINGUAGEM ORAL E MONITORAMENTO DA REABILITAÇÃO

Márcia Mathias Castro, Carine Cruz Ferreira, Karina Rodrigues Reis, Silvia Ferrari Dias

Resumo


Objetivo: Descrever o desempenho de crianças com queixa de linguagem nas provas de Fonologia, Vocabulário e Consciência Fonológica e monitorar a evolução após um semestre letivo de intervenção. Método: Foram avaliadas 20 crianças entre 4 anos e 0 meses e 8 anos e 11 meses com queixa de alteração de linguagem nas provas diagnósticas e foram investigados os fatores etiológicos. As crianças passaram por um semestre de avaliação e após a terapia, passaram pela reavaliação. Resultados: Houve maior prevalência de crianças com Transtorno Fonológico, seguido do Atraso de Linguagem e nenhuma com Distúrbio Específico de Linguagem. Predominou-se o gênero masculino entre as crianças com alteração de linguagem; as crianças com Atraso de Linguagem são mais novas que as crianças com Transtorno Fonológico; maior prevalência de infecções de vias aéreas superiores; a prova de consciência fonológica diferenciou as crianças com Atraso de Linguagem e Transtorno Fonológico. Conclusão: As crianças com Transtorno Fonológico apresentaram maior evolução que as crianças com Atraso de Linguagem tanto na fonologia quanto na consciência fonológica.

Palavras-chave


Transtornos do desenvolvimento da linguagem, linguagem infantil, testes de linguagem.

Texto completo:

PDF


1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet