EDITORIAL

 

Esta edio da Revista Sade aborda temas comuns da sociedade contempornea que muitas vezes esto relacionados entre si e nem sempre ateno dada a eles envolvendo as reas de Odontologia, Psicologia e Enfermagem. O primeiro artigo aborda um problema que est se tornando cada vez mais frequente que a eroso dental. Esse fenmeno pode estar relacionado a fatores de ordem psicolgicos, patolgicos e a dieta. demonstrado que o consumo de bebidas com pH cido, especialmente abaixo de 4,5, pode ser considerado como um fator de risco para o desenvolvimento de leses de eroso dental. Sendo que todos os refrigerantes avaliados apresentaram pH abaixo do pH crtico para desmineralizao dental e podem ser consideradas como fator de risco para o desenvolvimento de eroso dental. Todavia, deve-se considerar que a saliva pode reverter o efeito dos diferentes cidos das bebidas em funo de seu efeito tampo e pela presena de protenas e minerais.

A saliva tambm uma grande aliada na proteo ao esmalte e dentina durante o clareamento dental. Esse tratamento pode alterar a estrutura e morfologia dental, resultando em efeitos adversos caso seja realizado sem orientao. Alm disso, o tratamento clareador pode interferir nos processos de adeso e apresentada uma reviso de literatura que descreve as tcnicas e agentes neutralizantes disponveis para encerrar com efetividade um tratamento esttico, o qual pode aumentar a autoestima dos pacientes.

Baixa autoestima, solido, tristeza, perturbao no sono e pessimismo so alguns sintomas observados no artigo: Avaliao da incidncia de sintomas depressivos em alunos de 1 a 4 srie do ensino fundamental, a partir do inventrio de depresso infantil (CDI). Esse trabalho demonstra que frequente a depresso em crianas e adolescentes de escolas pblicas e privadas e que fatores educacionais, relacionados diretamente a elementos scioculturais, interferiram nos resultados da pesquisa e na aplicao literal do CDI. Foi enfatizada a necessidade de um aprimoramento do instrumento em seus procedimentos de aplicao, para que a avaliao da sintomatologia depressiva possa se tornar mais precisa.

A depresso nos idosos tambm abordada nessa edio. identificado como so diagnosticados e tratados os idosos com depresso no Brasil, considerando aspectos fsicos, sociais e psicolgicos. demonstrado que o tratamento por uma Terapia Cognitiva Comportamental leva o idoso relatar os acontecimentos tristes da sua vida que desencadearam a crise depressiva, motivando-o e a enfrentar cada situao. Embora essa terapia envolva um processo lento, ela progressiva, satisfatria e resulta em uma maior qualidade de vida.

Fechando a edio apresentada uma reviso de literatura integrativa que identifica os instrumentos utilizados para medir qualidade de vida (QV) em pacientes com cncer de cabea e pescoo(CCP) no Brasil, visto que os sintomas dos tratamentos e da doena podem ser maiores que em outros tipos de tumores em funo de caractersticas mutilantes e desfigurantes desses tratamentos, bem como as alteraes funcionais, que esto associados diminuio da autoestima, por incapacitar as funes vitais como: comer, deglutir, falar e inclusive sua sexualidade. Observando que alguns instrumentos especficos foram utilizados em apenas um nico estudo, a exemplo do FACT-H&N e SWAL-QOL, sendo que no Brasil os instrumentos mais utilizados para avaliao da QV em CCP foram EORTC QLQ-c30, UW-QOL e EORTC–H&N35.

 

 

Prof. Dr. Jos Augusto Rodrigues

Profa. Dra. Karine Azevedo So Leo Ferreira

Editores

 



1) UnG - Universidade Guarulhos 2) Indexador: Latindex 3) Indexador: Dialnet