Comentários do leitor

Terceirização De Atividades

por Ferdinand Battaglia (20/06/2019)


Entidades como a Anamatra (associação de juízes do trabalho) e sindicatos abonam que aumento da terceirização ameaça direitos assegurados aos equipe. Não, os funcionários devem continuar seguindo a legislação. A diferença é que trabalhador terá um contrato de trabalho com carteira assinada com empresa terceirizada (que presta os serviços), não com empresa que contrata os serviços.

A Lei é clara ao instaurar quem pode ser prestador de serviço e define que é ele quem contrata, remunera e dirige trabalho realizado pelos seus staff. É aí que pode ter maior risco para contratante , pois caso tomador de serviços dirija trabalho dos terceirizados ( que bastante se vê na prática), atue de alguma forma em sua contratação (diversos tomadores escolhem os profissionais) ou remunere de forma direta tais empregados, poderá ser caracterizado vínculo de emprego entre os staff da empresa terceirizada com empresa contratante.

Possui como objetivo, oferecer a seus compradores uma grande oferta de mão de obra e serviços com inovação, qualidade, eficácia e personalização no atendimento. Por motivos bastante similares ao desemprego formado pelos altos custos trabalhistas, outro extensa impecilho para trabalhador brasílico é a informalidade.

Diante das realidades apresentadas houve uma alteração desse contexto, particularmente no final da década de 90 com processo de terceirização da mão de obra de uma parcela do tela funcional da empresa, então trabalhador não é criado e sim é remunerado por serviço executado. Uma maneira de não permitir novos trabalhadores é aumentando número de horas trabalhadas, em forma de horas extras para aqueles que são já contratados. Also visit my weblog Terceirização do serviço de limpeza hospitalar Essa prática é bastante difundida nos Estados Unidos e em países centrais da Europa, como Reino Unido.

Segundo Luiz Colussi, diretor de assuntos legislativos da Associação Vernáculo dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), entidade que representa por volta de 4 milénio juízes, entrave de se tornar um funcionário terceirizado é fato de que, na prática, esses equipe recebem menos do que os empregados diretamente. A medida que os cargos públicos forem sendo desocupados, essas vagas podem retornar ao mercado como terceirizadas. Sem vagas para concursados, que oferecem pequeno número de garantias, como vencimento mínimo conforme piso pátrio, trabalhador pode se sujeitar a trabalhar por um pagamento menor", explica. Um estudo divulgado pela Mediano Apenas dos Equipe (CUT) e pelo Dieese, em 2014, mostrou que equipe terceirizados recebiam 24,7% a menos do que os diretamente contratados pela empresa. Apesar disso, eles cumpriam, em média, uma jornada hebdomadário de três horas a mais e estavam mais propensos a acidentes de trabalho.

Já como Associação das Empresas de Prestação de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário do Estado de São Paulo (Sindeprestem), com base da Federação Nacional dos Sindicatos de Empresas de RH, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt) e Central Brasileira do Campo de Serviços (Cebrasse), a terceirização empregava, em 2014, 14,3 milhões de staff formais no país. campo é constituído por 790 mil empresas, que faturam R$ 536 bilhões ao ano. Os dados foram coletados de 60 entidades representativas do domínio.

Todos os direitos previstos na CLT são iguais para todos os recursos humanos, sejam eles terceirizados ou não. É responsabilidade da empresa contratante prometer as condições de segurança, higiene e salubridade dos recursos humanos terceirizados ou não, quando trabalho for realizado em suas dependências ou lugar primeiro estipulado em contrato. Apesar disso, empresa tomadora não é obrigada a pagar aos empregados terceirizados os mesmos melhoras pagos aos seus empregados em resultante de previsão em convenção coletiva, como vale-comida, projecto de saúde, projecto odontológico, de entre outros.

Realização de serviços, por secção de empresas ou autônomos, em troca da mão-de-obra de equipe empregados. Caso haja subordinação direta dos empregados terceirizados à empresa tomadora dos serviços, a terceirização deverá ser considerada ilícita, gerando vínculo de emprego diretamente com a tomadora (artigo 9º da CLT). Com a novidade lei, a responsabilidade é subsidiária, que quer dizer que empresa tomadora de serviços só será responsável pelos débitos trabalhistas ou previdenciários, caso a empresa contratante não seja capaz de arcar com as despesas.

Antes da promulgação da Epítome 331 do TST, entendimento dominante era de que a terceirização era em regra proibida, com pequeno número de exceções, enquanto que após a sua promulgação, passou-se a distinguir que a terceirização é em regra possível, a partir de que a objetivo da atividade terceirizada não seja a atividade-fim de determinada empresa.

Já termo terceirização é empregado para a contratação de empresas que realizarão atividades que são suporte ao funcionamento da organização, mas com menor impacto sobre a sua estratégia de atuação. Ser uma das principais possibilidades de serviços e de referencia do nordeste, com qualidade para trabalhar e investir com responsabilidade e ética.