Comentários do leitor

Como Usar O App VivaReal Para Encontrar Imóveis

por Alisia Orozco (16/09/2019)


São Paulo - O preço médio de um imóvel de 60 metros quadrados à venda em São Paulo é de 411 mil reais, segundo a plataforma imobiliária VivaReal. Mas, em alguns bairros, a casa própria chega a custar mais que o dobro desse valor, em média. Quer saber qual o preço médio dos imóveis a venda em cada bairro para escolher onde comprar o seu? Confira o levantamento a seguir, realizado pelo VivaReal.

"Os imóveis a venda não perderam tanto valor e, ao mesmo tempo, o custo dos aluguéis está bastante competitivo. Isso permite às empresas levantar dinheiro para suas operações de forma rápida e eficiente, e ainda a Bresco poderá investir na modernização e expansão dos próprios imóveis para essas empresas", diz. A Bresco possui contratos desse tipo fechados com clientes como DHL, Whirlpool e Grupo Pão de Açúcar, todos com imóveis estratégicos. "Além de obter o capital, a empresa negocia o contrato de aluguel, geralmente de longo prazo, aplicando uma taxa de remuneração sobre o valor de venda, conhecido no mercado como cap rate.

A parcela pode, além de caber no bolso, se assemelhar ao preço de um aluguel". Abreu Filho lembra que, caso a taxa Selic ceda ainda mais e os bancos resolvam realizar novos cortes nas taxas, é sempre possível refinanciar a dívida com uma taxa mais acessível. Outra forma de diminuir os impactos das restrições ao financiamento na Caixa é a manutenção do apetite dos bancos concorrentes por financiamento de imóveis. Para Abreu Filho, o mercado deve continuar a evoluir, mas não a passos largos.

Mercado imobiliário: busca pela aquisição de imóveis, que era 30 pontos percentuais maior que a por locação, está caindo, e proporção se aproxima da igualdade. Here is my homepage; sobrado A procura por aluguel no Brasil atingiu 49% do total de buscas em março de 2016, enquanto a demanda por unidades para aquisição ficou em 51%, de acordo com dados de unidades usadas do site VivaReal.

Outra medida importante foi a diminuição no porcentual do valor de imóveis usados financiado pelo banco. Essas medidas têm grande impacto no mercado, já que o banco responde por 70% dos financiamentos no país. SEU DINHEIROO BB é uma opção à Caixa no financiamento mais barato de imóvel? Ou seja, com os preços acomodados, sobrado o acesso ao crédito passa a ser o maior entrave para quem compra a casa própria.

Esse corte pode parecer pequeno, mas faz uma grande diferença em um financiamento de 35 anos, explica o executivo. "A diferença de um ponto porcentual, quando falamos em juros compostos, pode significar um corte de 30% na parcela mensal do imóvel. Ou seja, quem compra um imóvel de 1 milhão de reais e paga uma parcela de 10 mil reais passa a pagar 7 mil reais, por exemplo.

O Grupo Zap Viva Real aposta nesta estabilidade dos preços no ano que vem e em um aumento gradativo nas vendas. Um exemplo de cidade que já está mais perto desse cenário de preços estáveis é São Paulo. Para o Secovi-SP, a retomada do setor também depende da solução de outros entraves, como recursos e taxas adequadas para o financiamento imobiliário, além de segurança jurídica em distratos.

Primeiro, é preciso entender como funciona a sistemática da sucessão e conhecer alguns termos usados nesse processo. Com a morte de uma pessoa, todos os seus bens formam o que se chama de monte mor (reunião dos bens deixados pelo falecido) e se tornam uma única coisa também chamada de herança.

O site destaca que, na mesma zona ou até no mesmo bairro, há grandes variações de preço. Por isso, esse valor médio pode servir como um balizador para encontrar ofertas mais baixas. No 2º trimestre deste ano, os preços dos imóveis à venda caíram 1%, em relação ao mesmo período de 2016, segundo o site. A região que puxou o recuo foi a zona Leste, onde os preços caíram 1,5% no 2º trimestre. Na outra ponta, a região que mais se valorizou foi a zona Oeste, onde os preços subiram 1,5% no período. Há um descompasso entre a oferta e a demanda de imóveis em São Paulo.

Logo, um imóvel adquirido em 1980 poderá ser passado para o nome dos herdeiros pelo valor de mercado atual com um desconto de 45% sobre o IR que normalmente seria cobrado pelo ganho de capital. É verdade que o desembolso do dinheiro será antecipado. No entanto, se os herdeiros receberem o imóvel pelo valor histórico, abrirão mão de um desconto representativo.

As curvas de buscas começaram a mudar em maio de 2015, em reação às mudanças de regras de financiamento pela Caixa. O impacto foi tamanho que a procura por locação chegou a superar a de compra entre novembro e fevereiro, influenciado também por questões sazonais como fim de férias. Até então, a procura por aquisição era cerca de 30 pontos maior que a demanda por locação.

Essa tendência de preços é uma média de 20 cidades. Dependendo da praça, a queda de preços continua (caso do Rio de Janeiro e Distrito Federal). Em outras, os preços já estão em alta, como Belo Horizonte e Florianópolis, conta Caio Bianchi, VP de Analitycs do Grupo ZAP Viva Real. "As praças que continuam a cair formaram uma alta expectativa antes do boom imobiliário e não entregaram o prometido, enquanto as que estão valorizando agora tiveram um reconhecimento tardio".