Comentários do leitor

DC Terceirização

por Piper Hume (12/08/2019)


Nossa empresa oferece uma vasta gama de serviços, como limpeza, recepção e bombeiro civil, com finalidade de sua empresa ou condomínio mantenha foco em suas atividades principais. Entidades como a Anamatra (associação de juízes do trabalho) e sindicatos afirmam que aumento da terceirização ameaça direitos assegurados aos equipe. Não, os funcionários devem continuar seguindo a legislação. A diferença é que trabalhador terá um contrato de trabalho com carteira assinada com empresa terceirizada (que presta os serviços), não com empresa que contrata os serviços.

Here is my site :: Manutenção predial em Curitiba Segundo Luiz Colussi, diretor de assuntos legislativos da Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), entidade que representa cerca de 4 milénio juízes, impecilho de se tornar um funcionário terceirizado é fato de que, na prática, esses trabalhadores recebem menos do que os empregados diretamente. A medida que os cargos públicos forem sendo desocupados, essas vagas podem retornar ao mercado como terceirizadas. Sem vagas para concursados, que oferecem pequeno número de garantias, como vencimento mínimo de acordo com piso vernáculo, trabalhador pode se sujeitar a trabalhar por um salário menor", explica. Um estudo divulgado pela Central Exclusivamente dos Trabalhadores (CUT) e pelo Dieese, em 2014, mostrou que staff terceirizados recebiam 24,7% a menos do que os diretamente contratados pela empresa. Apesar disso, eles cumpriam, em média, uma jornada hebdomadário de três horas a mais e estavam mais propensos a acidentes de trabalho.

As empresas usam esse processo porque com a terceirização se ganha, do meio de outras vantagens, especialidade, melhor técnica e ciência (qualidade), eficiência, desburocratização, incremento de produtividade e melhoria de competitividade, que deve valer redução de custos do produto para consumidor final. Antes da promulgação da Epítome 331 do TST, entendimento predominante era de que a terceirização era em regra proibida, com algumas exceções, enquanto que após a sua promulgação, passou-se a distinguir que a Terceirização limpeza hospitalar é em regra possível, a partir de que a objeto da atividade terceirizada não seja a atividade-término de determinada empresa.

Este acredita que, caso a lei seja sancionada, haverá uma alude de ações trabalhistas, com muita gente questionando a constitucionalidade da terceirização". togado diz que como muitas vezes a terceirizada não possui patrimônio, pagamento das indenizações vai ficar a missão da empresa contratante. Essa lei é um retrocesso". Cremonesi afirma que este processo irá reduzir ser capaz de compra do trabalhador, e pode provocar uma queda no consumo no médio prazo.

A aprovação deixará que as atividades-termo possam ser terceirizadas. Por hora, os servidores públicos efetivos, conjunto do que fazem secção os professores concursados de escola pública, estariam seguros. Para desonerar servidor concursado precisaríamos mudar a Constituição Federal. Pelas leis atuais, eles só poderiam perder incumbência em um processo administrativo", diz Márcia Jacomini, normalista e estudiosa nas áreas de Políticas Públicas para Ensino e Gestão Instrutivo da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Apesar disso, a médio e longo prazo, estaria posta a possibilidade de terceirizar as próximas gerações docentes em municípios e estados e abandonar os concursos públicos.

outsourcing é um protótipo no qual a contratada presta um serviço mais elaborado, que exige uma subida qualificação e é estratégica para um lucro de performance. Já termo terceirização é usado quando a prestadora de serviço oncretiza uma tarefa mais fácil, de sustentação ao trabalho da empresa, que poderia ser feito por ela com até certa qualidade, porém é preferencial passar para outra empresa por uma questão primariamente financeira.

Muitas empresas contratam serviços de consultoria, de contabilidade, call centers, alimento, folha de pagamento, etc., objetivando um serviço que seja mas eficiente e que tenha menor custo se a mesma fosse desenvolver sozinha. De uma mistura como essa, junto a um potente conhecimento de negócios, brotam empresas como Airbnb, Uber, Spotify e outras que se tornaram líderes nos segmentos quando atuam, desbancando antigos players do mercado.

Embora a Lei declare a falta de vínculo de serviço entre equipe e sócios das empresas prestadoras de serviços e empresa contratante, não significa manifestar que nunca haverá tal vínculo de serviço, pois sabe-se que no direito do trabalho historicamente se aplica princípio da primazia da verdade, que significa dizer que em circunstâncias especiais a prática poderá prevalecer sobre que está escrito.

A Terceirização, também conhecida pela frase inglesa Outsourcing, ou ainda por Horizontalização consiste em uma forma estrutural de organização quando uma organização privada ou pública transfere a outra, atividades consideradas meio" (aquelas que precisam ser executadas para proporcionar a realização da atividade principal de companhia). Esta ação proporciona maior disponibilidade de recursos para a realização da atividade principal, ou atividade-fim.