A SATISFAÇÃO DOS DISCENTES NA APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Educação a Distância (EaD), Aprendizagem, Satisfação do DiscenteResumo
Este artigo discorre sobre a satisfação dos discentes vinculados à Educação a Distância (EaD). Um diferencial provocativo da EaD é a necessidade da mudança de postura do discente de receptor passivo de informações para protagonista ativo da sua própria aprendizagem como pré-requisito ao processo de conhecimento. Para que isso ocorra, são disponibilizados ambientes de aprendizagem aos discentes. Dessa forma, o objetivo deste estudo é analisar, por meio do Índice de Satisfação Discente (ISD), a satisfação dos discentes de uma IES particular na Baixada Santista, litoral de São Paulo. A análise buscou estabelecer relações com os processos e dimensões da aprendizagem nas disciplinas ofertadas na modalidade de EaD nos anos de 2014 e 2015. Foi aplicado um questionário online composto por 23 questões; participaram da amostra 992 respondentes. Utilizou-se como material para análise as dimensões: avaliação da disciplina, atendimento e suporte, design e navegação. Para cada dimensão foram relacionadas variáveis que pudessem impactar na aprendizagem dos discentes. As questões foram disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para os discentes responderem e, posteriormente, foram confrontadas para explicitar a satisfação por meio do Índice de Satisfação dos Discentes (ISD). Para a análise, utilizou-se do teste qui-quadrado de Pearson, que busca testar a significância estatística da associação entre tais variáveis. Os dados da pesquisa foram tratados no programa estatístico Predictive Analytics Software (PASW 18). Em todos os testes estatísticos utilizados, foi considerado um nível de significância de 5%. Em análise comparativa entre os quatro semestres do período de 2014 a 2015, foi possível verificar um declínio considerável na insatisfação e um reconhecimento satisfatório ao longo dos semestres por parte dos discentes quanto às questões relacionadas ao conteúdo e atividades; tutoria; design e navegação; atendimento e suporte; tutor técnico administrativo.Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
2018-06-20
Como Citar
Oliveira, E. de J., da Silva, J. R., Damasceno, D. A. R. P., de Castro, D. S. P., & Vendramine, M. de F. M. (2018). A SATISFAÇÃO DOS DISCENTES NA APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. Revista Educação - UNG-Ser, 12(2), 78–97. Recuperado de https://revistas.ung.br/index.php/educacao/article/view/2740
Edição
Seção
Artigos