UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: ESTRATÉGIA, MÉTODO, COLETA, ANÁLISE E DIVULGAÇÃO DOS DADOS

Autores

Palavras-chave:

Educação Estatística, Atividades de Campo, Investigação

Resumo

O presente texto é um relato de experiência cujo objetivo foi oferecer aos estudantes uma atividade de campo que empreendesse procedimentos necessários para o levantamento de dados estatísticos para que pudessem perceber uma aplicação cotidiana desse conteúdo e se familiarizassem com os conceitos estatísticos necessários, afim de propiciar maior envolvimento na aula e favorecer a aprendizagem. As atividades foram realizadas com 15 estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Médio-Técnico em Agropecuária do IFMT - Campus Confresa, durante o segundo bimestre do ano letivo de 2017. Após a divisão da turma em três grupos, eles planejaram e executaram o trabalho de pesquisa de opinião, em que os dados foram coletados no próprio espaço escolar. Elaboraram relatório com os dados apresentados em gráficos e apresentaram também em forma de seminários para toda a turma. Após o trabalho executado e apresentado, pôde-se perceber o quanto estas atividades com a participação dos estudantes salientam a importância de atividades em que reforcem os aspectos reflexivos do ensino e da aprendizagem na Educação Estatística.

Biografia do Autor

Thiago Beirigo Lopes, IFMT

É Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2017 - ) e possui Mestrado Profissional em Matemática - ProfMat pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2014 - 2015), Especialização em Matemática pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin - FATED (2010 - 2011), Especialização em Gestão Escolar pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá - FIJ (2008 - 2009) e Graduação em Licenciatura Plena Em Matemática pela Universidade do Estado do Pará - UEPA (2004 - 2007). Foi professor de matemática contratado pela Secretaria Municipal de Educação de Itupiranga - Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, professor de matemática efetivo pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto de Água Azul do Norte - PA. Atualmente é Professor EBTT de Matemática efetivo com dedicação exclusiva do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT - Campus Confresa.

Ana Claudia Tasinaffo Alves, IFMT

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática pela Rede Amazônica em Educação em Ciências - Pólo UFMT. Possui Graduação em Ciências Biológicas com habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1998) e Graduação em Ciências da Natureza - com habilitação em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Possui Especialização em Química pela Universidade Federal de Lavras, Mestrado em Ciência de Materiais pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso. Tem experiência docente na área de Química Ensino Médio, Ensino Médio Técnico, Físico- Química e Química Geral no Ensino Superior. Membro do Grupo de Pesquisa Laboratório de Pesquisa e Ensino de Química de Mato Grosso (LabPEQ-UFMT) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática no Baixo Araguaia (GPEnCiMa).

Downloads

Publicado

2018-12-27

Como Citar

Lopes, T. B., & Alves, A. C. T. (2018). UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA: ESTRATÉGIA, MÉTODO, COLETA, ANÁLISE E DIVULGAÇÃO DOS DADOS. Revista Educação - UNG-Ser, 13(2), 111–120. Recuperado de https://revistas.ung.br/educacao/article/view/3093

Edição

Seção

Reflexões e Experiências