CONTEXTOS EDUCACIONAIS ENVOLVIDOS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ATRAVÉS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (2010 – 2015)

Autores

  • Geyza Leyde Camello Lustosa
  • Nadja de Araújo Macedo
  • Thiago Vasconcellos Modenesi Centro Universitário Joaquim Nabuco - UNINABUCO, Centro Universitário Guararapes - UNIFG http://orcid.org/0000-0002-8628-0300

Palavras-chave:

Educação, Internacionalização, Mobilidade.

Resumo

O incentivo na educação através de programas de mobilidade internacional, possibilitou a inserção de estudantes em um cenário internacional, ampliando assim, as dimensões das Instituições de Ensino Superior, para atender a novas expectativas, fomentando a internacionalização. Diante do exposto, realizamos uma pesquisa descritiva e exploratória com o intuito de analisar os contextos educacionais envolvidos na internacionalização da Universidade Federal Rural de Pernambuco através do Programa Ciência sem Fronteiras, no seguinte período cronológico: 2010-2015, período de vigência do Programa CsF. A pesquisa desenvolvida tem como objetivo geral analisar quais os reflexos na Internacionalização da UFRPE através do programa Ciência sem Fronteiras. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo, através da pesquisa realizada pela ACI; dos questionários aplicados durante a pesquisa e os documentos que constituem o corpus de nosso trabalho. A partir dos dados coletados podemos analisar que os estudantes após a mobilidade acadêmica tiveram experiências educacionais que alavancaram sua educação continuada, vivenciaram a prática profissional na sua área, além de destacar a fluência no idioma. O ensino nas Universidades estrangeiras possibilitou o compartilhamento e aquisição de conhecimento, o que agregou no nível acadêmicos dos estudantes. Contudo, a Universidade para fomentar a internacionalização, além do seu papel importante de acompanhamento e orientação, necessita ampliar suas ações no ensino das línguas estrangeiras, melhorar seu apoio aos estudantes após a mobilidade e fomentar programas de mobilidade através de parcerias internacionais e promover mais eventos acadêmicos voltados para internacionalização e mobilidade.

Biografia do Autor

Geyza Leyde Camello Lustosa

Secretária Executiva e Mestre em Gestão Pública, UFPE, Recife/PE,

Thiago Vasconcellos Modenesi, Centro Universitário Joaquim Nabuco - UNINABUCO, Centro Universitário Guararapes - UNIFG

Professor de Graduações da Uninabuco, professor Titular do Mestrado em Inovação e Desenvolvimento da UNIFG e professor colaborador do Mestrado em Gestão Pública da UFPE

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Publicado

2018-12-27

Como Citar

Lustosa, G. L. C., Macedo, N. de A., & Modenesi, T. V. (2018). CONTEXTOS EDUCACIONAIS ENVOLVIDOS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO ATRAVÉS DO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS (2010 – 2015). Revista Educação - UNG-Ser, 13(2), 49–66. Recuperado de https://revistas.ung.br/educacao/article/view/3358

Edição

Seção

Artigos